Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4108
Título: Metodologia de ensaio “ponta a ponta” na proteção de linhas de transmissão da rede básica do sistema elétrico de potência
Autor(es): Gomes, Márcio Corrêa
Orientador(es): Moreto, Miguel
Palavras-chave: Manutenção - Prevenção
Energia elétrica - Transmissão
Sistemas de energia elétrica
Maintenance - Prevention
Electric power transmission
Electric power systems
Data do documento: 15-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: GOMES, Márcio Corrêa. Metodologia de ensaio “ponta a ponta” na proteção de linhas de transmissão da rede básica do sistema elétrico de potência. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Este estudo consiste na elaboração de um método padrão para realizar o ensaio “ponta a ponta” na proteção de Linhas de Transmissão da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional. Na maioria das concessionárias de energia elétrica, as manutenções preventivas da proteção da Rede Básica são realizadas, em geral, a cada quatro anos. Por existir esse espaçamento entre as manutenções, é evidente a necessidade de que o comissionamento deva ser realizado de uma forma abrangente, mais complexa, cobrindo a maioria das situações em que o sistema possa ser submetido, resultando em um aumento da confiabilidade dos ajustes da proteção. A utilização de uma metodologia padronizada de ensaio de “ponta a ponta” faz com que os ensaios contemplem essa necessidade. Essa metodologia consiste em se aplicar simultaneamente, nas proteções em ambos os lados da linha, dados de corrente e tensão de falta, obtidos por simulação. Dessa forma, pode-se testar não somente o ajuste da proteção mas também o sistema de teleproteção da linha. Pretende-se, com esse trabalho, desenvolver uma metodologia de ensaio desse tipo e elaborar um procedimento padrão para que todas as equipes realizem de forma igual e uniforme este procedimento proposto. Com isso, além de realizar simulações mais fiéis a realidade com que o sistema esta exposto, esse ensaio faz com que as equipes intervenham no sistema igualitariamente, com isso as mesmas podem realizar atividades em toda área de abrangência da concessionária, e não mais na região geográfica delimitada de sua região de cobertura, proporcionando uma maior flexibilidade de apoio entre as equipes.
Abstract: This study comprises the development of a standard method for performing the test called "end to end" for protection of Transmission Lines of interconnected power systems. In most electric utilities, preventive maintenance of the protection system of basic network is performed usually at every four years. Considering this long time lapse between maintenance, it is evident that commissioning should be performed in extensive and complex way in order to cover the majority of situations that a power system may be subjected. This results in an increase of protection system reliability. The use of a standardized methodology for end-to-end testing accomplishes this need. This test methodology consists in the simultaneous application of simulated fault voltages and currents in the protective relays of both sides of the line. This way, not only the protective relays are tested but also the pilot protection systems. The objective of this work is to developed this test methodolo gy and describe a standard procedure that can be used by all maintenance teams of a power utility. With this procedure, the system is also subjected with situations closer to the reality, thus resulting in an increase of reliabitliy.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4108
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2012_2_08.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.