Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4146
Título: Estudo de viabilidade econômica da expansão e automatização do setor de embalagem em agroindústria avícola
Autor(es): Albano, Junior Cezar da Silva
Orientador(es): Lima, José Donizetti de
Palavras-chave: Controle de custo
Estudos de viabilidade
Agroindústria
Cost control
Feasibility studies
Agricultural industries
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: ALBANO, Junior Cezar da Silva. Estudo de viabilidade econômica da expansão e automatização do setor de embalagem em agroindústria avícola. 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de viabilidade econômica da implementação de automatização no processo de embalar e selar frangos em um frigorífico. A pesquisa teve como base a literatura de Análise Gerencial de Custos, Engenharia Econômica e Ergonomia para a recomendação de execução desse projeto de investimento. O foco principal de aprofundamento foi o retorno financeiro da atividade de modo a reduzir o custo de produção com a automatização via utilização de equipamentos adequados, redução do número de empregados tendo em vista a necessidade de expansão de produção e a falta de mão de obra na região, além da redução dos riscos ergonômicos. Para a avaliação econômica foi utilizada a Sistemática de Análise de Viabilidade Econômica de Projetos de Investimento (SAVEPI), proposta por Lima et al. (2014). Por meio da SAVEPI, avaliou-se o projeto em três dimensões: (i) retorno esperado, apresentando grau médio-alto (62,48%); (ii) risco médio estimado, com grau baixo-médio (37,23%); e (iii) análise de sensibilidade, com alta tolerância às variações (TMA, custos e receitas). Além disso, espera-se uma redução dos riscos ergonômicos no setor. Esses resultados apontam para a viabilidade econômica, mostrando que é recomendável implantar a automatização do processo de embalar e selar frangos.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4146
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_I_2014_09.pdf491,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.