Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4155
Título: Uma abordagem de gestão de inovação voltada ao desenvolvimento de um sensor de proximidade de campo elétrico como acessório de capacete de segurança
Autor(es): Souza, Paulo Moreira de
Orientador(es): Santos, Gilson Ditzel
Palavras-chave: Campos elétricos
Inovações tecnológicas
Detectores
Electric fields
Technological innovations
Detectors
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: SOUZA, Paulo Moreira de. Uma abordagem de gestão de inovação voltada ao desenvolvimento de um sensor de proximidade de campo elétrico como acessório de capacete de segurança. 2014. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: No Brasil pouco se tem feito ainda com relação ao desenvolvimento da inovação. As iniciativas existentes são, em grande parte, isoladas e não há uma interação bem estruturada entre os centros de pesquisa e universidades e as empresas. Percebe-se, contudo, que a adoção de práticas relacionadas ao desenvolvimento da inovação e à sua gestão, como o acompanhamento de ideias promissoras por metodologias adequadas e bem estruturadas, pode contribuir para a transformação das mesmas em produtos inovadores e, conseguintemente, em negócios de sucesso, aumentando a chance de êxito na transformação de pesquisa em benefício real aplicado. Visto isso, esse trabalho objetiva discorrer a respeito do estado da arte em gestão da inovação e apresentar um estudo quantitativo e qualitativo da aplicação e utilização de ferramentas da área, trazendo discussões sobre a sua utilização ou não-utilização no processo de inovação de empresas e unidades de pesquisa acadêmica. Este trabalho apresenta os principais resultados do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento “Desenvolvimento de Cabeça de Série de sensor de proximidade de rede de distribuição como acessório de capacetes de segurança”, realizado para a COPEL Distribuição, entre os anos 2008 e 2012. É discutida a metodologia adotada para o projeto e o desenvolvimento de sensor de proximidade de redes de distribuição, para emprego como acessório de capacetes de segurança, incluindo principalmente, o desenvolvimento de sensor de campo elétrico, para medição em três direções ortogonais, bem como o procedimento de calibração adotado e os testes realizados tanto em laboratório, quanto em campo.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4155
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_I_2014_15.pdf
  Disponível a partir de 4999-12-31
2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.