Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4175
Título: Realidade educativa: relações entre a formalidade, não formalidade e informalidade da educação
Autor(es): Branco, Alessandra Batista de Godoi
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Educação não-formal
Knowledge and learning
Non-formal education
Data do documento: 11-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: BRANCO, Alessandra Batista de Godoi. Realidade educativa: relações entre a formalidade, não formalidade e informalidade da educação. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este estudo abordou os tipos de educação formal, informal e não formal, com suas especificidades, diante do amplo contexto instrutivo, de acesso ao conhecimento, que ultrapassam limites das instituições escolares. No cenário de ampla realidade educativa, diversidade de atos educacionais e de agências socializadoras, o objetivo foi estudar a Educação além do contexto escolar, buscando resposta ao seguinte questionamento: como a educação informal e não formal interferem no cotidiano escolar formal em termos de aprendizagem? Buscou-se estudar onde ocorre o processo de ensino e aprendizagem, e quais são suas influências na educação escolar. A escolha do tema vinculou-se a reflexão do indivíduo, inserido em contexto de constantes mudanças, globalizado, que impulsiona e sugere a constante aprendizagem e adaptação. Neste trabalho foi explorada a relação entre a educação informal e não formal na educação formal escolar, com pesquisa de campo tipo quantitativa descritiva, por amostragem, realizada com alunos matriculados no Colégio Estadual São Vicente de Paula – EFMNPR, em Nova Esperança, Paraná. Os resultados obtidos apontam para fonte de leitura e pesquisa, acessos e interesses educativos dos alunos e servem de orientação para direcionamento de discussões e métodos que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem dentro do âmbito escolar, assim como em outras instâncias educativas.
Abstract: This study analyzes the types of formal, informal and non-formal education, with their specificities, in broad instructional context, access to knowledge, beyond the limits of educational institutions. In the scene of extensive educational reality, diversity of educational acts and socializing agencies, the goal is to study the education beyond the school context, seeking to answer the following question: how informal and non-formal education in the formal school interfere in the school routine in terms of learning? Search study where the process of teaching and learning occurs, and what are your influences in education. The theme is linked to the reflection of the individual, set in a context of constant change, globalized, that drives and suggests the constant learning and adaptation. This paper explored the relationship between informal and non formal education in formal school education, with field type descriptive quantitative research, sampling, conducted with students enrolled in the Colégio Estadual São Vincente de Paula - EFMNPR in Nova Esperança, Paraná. The results point to sources of reading and research, access and educational interests of the students and provide guidance for targeting discussions and methods that can help the process of teaching and learning within the school context, as well as other educational institutions.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4175
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_4.pdf684,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.