Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4180
Título: O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais
Autor(es): Borduqui, Murilo
Orientador(es): Schutz, Fabiana Costa de Araujo
Palavras-chave: Professores - Formação
Prática de ensino
Ciência - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Student teaching
Science - Study and teaching
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: BORDUQUI, Murilo. O uso da feira de ciências como estratégia de formação de professores em uma escola particular de Minas Gerais. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: As Feiras de ciências apresentam-se como um convite para abrir todas as janelas da curiosidade e interesse do aluno, da criatividade e mobilização do professor e da função social da escola. Por isso, pode ser usada como estimuladora para ajudar na formação de professores em ensino de ciências. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi relatar um estudo de caso de formação de professores de Ensino Fundamental I, na área de ensino de ciências. Especificamente, uma formação que visou preparar os professores para melhor orientar o trabalho dos alunos no desenvolvimento de uma feira de ciências. Para isso, uma sequência de formações coletivas foi preparada e desenvolvida com o objetivo de fazer que os professores tivessem melhor entendimento sobre as etapas de elaboração de um projeto de feira de ciências e, indiretamente, avançassem no conhecimento sobre o ensino de ciências. Com os resultados apresentados foi possível observar que é importante desenvolver eventos como as Feiras de Ciências. Mas tão importante quanto o evento em si, é formação continuada de professores que precede o evento. Foi essa formação que trouxe segurança para os professores desenvolverem seus trabalhos com os alunos. E, consequentemente, mais qualidade para os trabalhos apresentados.
Abstract: The Science fairs are presented as an invitation to open all the windows in student interest and curiosity, creativity and mobilization of the teacher and the social function of the school. So, it can be used as stimulating to help in the training of teachers in science education. Thus, the aim of this study was to report a case study of teacher training in elementary school, in the area of science education. Specifically, a training which aimed to prepare teachers to better guide the students work on developing a science fair. For this, a sequence of collective training was prepared and developed with the goal of making the teachers had a better understanding of the steps of preparing a science fair project and, indirectly, to move ahead in knowledge about science teaching. With the presented results was observed that it is important to develop events such as Science Fairs. But as important as the event itself, is continuing teacher training preceding the event. It was that brought self-confidence for teachers to develop their work with students. And hence more quality for the showed work.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4180
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_77.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.