Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4186
Título: A acessibilidade e a inclusão social de deficientes físicos (cadeirantes) nas escolas público - estaduais de Goioerê: superando as barreiras na educação
Autor(es): Sloboja, Rosenilda
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Inclusão escolar
Deficientes - Orientação e mobilidade
Integração social
Educação inclusiva
Mainstreaming in education
People with disabilities - Orientation and mobility
Social integration
Inclusive education
Data do documento: 15-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SLOBOJA, Rosenilda. A acessibilidade e a inclusão social de deficientes físicos (cadeirantes) nas escolas público - estaduais de Goioerê: superando as barreiras na educação. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: De acordo com os dados do Censo 2010, cerca de 45 milhões de pessoas declaram ter algum tipo de deficiência no Brasil. Infelizmente independente do grau de dificuldade que esse indivíduo enfrente para se adaptar as condições normais de sobrevivência em sociedade, na maioria das vezes, as possibilidades físico-sociais oferecidas ainda são incipientes e precárias e quando o foco são especificamente os cadeirantes, as barreiras arquitetônicas e sociais também existem e estão presentes em grande parte dos edifícios urbanos e nas conformações estruturais das instituições de ensino. O resultado observado são cadeirantes excluídos ou recebendo tratamento inadequado. A presente pesquisa teve por objetivo verificar como as escolas públicas estaduais do município de Goioerê, Paraná se adequam a essa realidade, identificando-se como são realizadas as adaptações relacionadas à acessibilidade e à inclusão social dos alunos cadeirantes e se esses estabelecimentos de ensino se enquadram com o que estabelecem as normas da ABNT e a NBR 9050/2004. Os resultados foram obtidos por meio de um questionário e com a análise dos dados foi possível verificar que a maioria dos estabelecimentos escolares entrevistados, não possuem estruturas e acessos adaptados, conforme determinam as normas supracitadas.
Abstract: According to 2010 Census data, about 45 million people report having some type of disability in Brazil. Regardless of the degree of difficulty that individual face to fit the normal survival in society, in most cases, the physical and social possibilities are still incipient and precarious when the focus is on wheelchair users, ie, the architectural barriers and social are present in most municipal buildings and structural conformations of educational institutions. The observed results are excluded wheelchair or receiving inappropriate treatment. The present study aimed to verify how the state's public schools from Goioerê, Paraná fit this reality, identifying himself as the adjustments are made related to accessibility and social inclusion of special students and these schools fall to the terms of the ABNT NBR and 9050/2004. The results were obtained through a questionnaire and by analyzing the data we found that most respondents schools, haven’t adapted structures and access, as determined by the above standards.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4186
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_86.pdf344,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.