Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4202
Título: Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I
Autor(es): Ferreira, Micheli Scopel
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Conhecimento e aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Learning strategies
Knowledge and learning
Data do documento: 8-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FERREIRA, Micheli Scopel. Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a resolução de problemas no Ensino Fundamental I. O objetivo da proposta é incorporar os contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural das crianças no desenvolvimento das noções matemáticas, e não apenas numéricas, de forma que as crianças desenvolvam curiosidade conversando prazerosamente a acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade. Percebe-se neste contexto, há necessidade em reconhecer que parte dos alunos precisam de um tempo considerável para desenvolver as ideias e os conceitos matemáticos que são trabalhados pela escola deste modo terão suporte para acompanhar encadeamentos lógicos de raciocínio e comunicar-se matematicamente. Isso significa que nas aulas de matemática do Ensino Fundamental I o contato constante e planejado com as noções matemáticas em diferentes contextos, ao longo de um ano e de ano para ano, é essencial. Assim, foi possível, através deste trabalho, mostrar aos alunos como pensar nas possibilidades existentes, formular estratégias para resolução.
Abstract: This work was themed as problem solving in elementary school I. The objective of the proposal is to incorporate real-world contexts, experiences and the natural language of children in the development of mathematical concepts, not just numeric, so that children develop and maintain a curiosity pleased about math, acquiring different forms of perceive reality. Perceives a need to recognize that our students need considerable time to develop ideas and mathematical concepts that are worked by the school and also to follow logical chains of reasoning and communicating mathematically time. That means in math classes in elementary school and the constant contact planned with mathematical concepts in different contexts , over a year and from year to year is essential. Thus, it was possible, through work, to show students how to develop thinking about the possibilities, formulate strategies for resolution.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4202
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_74.pdf514,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.