Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4226
Título: O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso
Autor(es): Silva, Alvaro Barbosa da
Orientador(es): Santos Junior, Lucas Schenoveber dos
Palavras-chave: Língua inglesa
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Aprendizagem
English language
Language and languages - Study and teaching
Learning
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVA, Alvaro Barbosa da. O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática o ensino da língua inglesa no Estado do Paraná. O estudo traz a história do início, desenvolvimento e total domínio da língua no mundo em tempos de internet e mundialização, bem como a relação do Brasil e do Paraná com os países sujeitos nesse processo. Reflete sobre as condições de acesso e permanência dos professores de língua inglesa no estado, condições de contratação, diretrizes que devem seguir, estratégias de ensino e o aprendizado dos alunos. A pesquisa de campo avaliou os alunos do 6º e 9º do ensino fundamental, 3º ano do ensino médio e alunos egressos. A análise dos dados juntamente com o referencial teórico mostrou que o ensino não segue a linearidade esperada, não avança significativamente e continua seguindo interesses políticos e econômicos.
Abstract: This work had as theme the English Language Teaching in Public Schools in theState of Parana. The study presents the story of the initiation, development and totalspread of the language in the world in times of internet and globalization, as well asthe relation among Brazil, the State of Paraná and the countries involved in this process. It reflects about the conditions of access and permanence of the English teachers in the state, recruitment conditions, guidelines that must be followed, teaching strategies and the learning of students. The case study evaluated the students from the 6th and 9th years of the elementary school, 3rd year of high school and graduates. The analysis of the data joint with the theoretical framework showedthat the teaching does not follow the expected linearity does not advance significantlyand it continues following political and economic interests.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4226
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_3.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.