Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4240
Título: Construção de modelos moleculares para ensinar isomeria óptica no ensino médio/técnico
Autor(es): Silva, Edileuza Vicente da
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Aprendizagem
Química - Experiências
Ensino - Meios auxiliares
Learning
Chemistry - Experiments
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVA, Edileuza Vicente da. Construção de modelos moleculares para ensinar isomeria óptica no ensino médio/técnico. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a utilização de instrumentos auxiliares que proporcionem situações favoráveis ao ensino de química. Tendo como base diversos trabalhos desenvolvidos neste sentido, foi elaborada uma proposta de aula diferenciada envolvendo a realização de atividade lúdica, na qual os alunos puderam participar de forma interativa, construindo e manipulando modelos moleculares. Uma turma de ensino médio integrado ao curso técnico em informática foi selecionada para participar da atividade e, responder a dois questionários, pré e pós-atividade, cujas questões abordavam tópicos do conteúdo abordado, juntamente com questões objetivas a respeito da satisfação em relação aos encaminhamentos da atividade, interação entre alunos e professor. A análise dos dados mostrou uma significativa evolução na compreensão dos conteúdos, bem como opiniões favoráveis a novas abordagens envolvendo atividades lúdicas semelhantes. A totalidade dos alunos apontou benefícios relacionados à compreensão do conteúdo abordado.
Abstract: This work had as its theme the use of auxiliary instruments that provide favorable conditions for teaching chemistry. Based on several studies in this direction, was prepared to offer a distinctive class involving the completion of play activity, in which students could participate interactively constructing and manipulating molecular models. A class of integrated technical course in computer science at high school was selected to participate in the activity and answer two questionnaires, pre- and post-activity, whose questions addressed topics discussed content, along with objective questions about satisfaction with referrals activity, interaction between students and teacher. Data analysis showed a significant evolution in the understanding of the content as well as favorable reviews new approaches involving similar recreational activities. All of the students pointed out related to the understanding of the content covered benefits.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4240
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_21.pdf615,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.