Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4241
Título: O uso consciente de papel nas escolas
Autor(es): Andreotti, Ednéia
Orientador(es): Pereira, Cleonice Mendes Pereira
Palavras-chave: Educação ambiental
Conscientização
Redução de resíduos
Environmental education
Awareness
Waste minimization
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ANDREOTTI, Ednéia. O uso consciente de papel nas escolas. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática minimizar o consumo excessivo de papel da Escola Estadual Lourdes Pereira, localizada na cidade de Assis-SP, visualizar os riscos e consequências negativas que podem gerar ao meio ambiente. Primeiramente, sem o conhecimento dos alunos, foi recolhido e pesado o papel provindo do lixo diário de 10 salas de aulas, tanto de ensino fundamental quanto médio, compostas por 330 alunos, durante uma semana letiva. Após esta atividade, apresentou-se aos alunos os dados sobre a coleta e realizou-se a aplicação de um questionário que tinha por objetivo avaliar o conhecimento deles referente ao tema Educação Ambiental, focado em “Diminuição do Consumo de Papel”. Com os dados dos questionários, foi realizada uma abordagem sobre o assunto e proposto um debate, visando a conscientização para a importância da mudança de comportamento em relação ao gasto de papel e outros produtos. Em uma segunda etapa, recolheu-se e pesou-se o papel derivado dessas mesmas salas de aula diariamente, por mais uma semana letiva. Conforme esperado, houve uma redução significativa na quantidade acumulada, indicando que trabalhos de conscientização, voltados a essa finalidade, tendem a ser eficazes.
Abstract: This work aimed to educate students and employees of Lourdes Pereira Public School, located in Assis - SP, about the risks and negative consequences that irresponsible consumption of paper generates the ecosystem. For a week, without the knowledge of the students, it was collected and weighed the paper found in the trash of 10 classrooms in both elementary and high school, 330 students total. The following week, we show students the data collection carried on and was made a questionnaire aimed at assessing their knowledge on the subject Environmental Education, or more specifically "The reduction of paper consumption." After the questionnaire, the researcher proposed a debate that aimed that the students become aware of the importance of behavioral change in relation to the expense of paper and other products. Sometime later, it was collected and weighed the role derived from these same classrooms. As expected, there was a significant reduction in the cumulative amount proving that the awareness that faces this purpose tend to be effective.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4241
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_22.pdf589,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.