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Título: Métodos de alfabetização: contribuições para o 1° ano do ensino fundamental de nove anos
Autor(es): Rosa, Bruna Francielle da Luz
Orientador(es): Aprigio, Antonio
Palavras-chave: Alfabetização
Aprendizagem por atividades
Leitura - Desenvolvimento
Didática
Literacy
Active learning
Development reading
Didatics
Data do documento: 22-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ROSA, Bruna Francielle da Luz. Métodos de alfabetização: contribuições para o 1° ano do ensino fundamental de nove anos. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise sucinta sobre como alguns métodos de alfabetização são vistos e aplicados tanto por especialistas como por um grupo de docentes atuais, sendo os docentes, participantes de forma direta nas respostas a um questionário, aplicado aos docentes alfabetizadores da rede municipal de ensino, em uma escola na cidade de Foz do Iguaçu, faz referência com as peculiaridades do universo infantil, principalmente com a mudança na lei da educação, antecipando a idade obrigatória para a alfabetização agora aos seis anos. Revê como ocorreram as reformas nas práticas e leis educacionais, no decorrer da história brasileira, visa relacionar essa trajetória com os discursos de hoje, referentes à temática. As possíveis dificuldades e/ou facilidades da execução da nova lei foram discutidas com a contribuição de alguns pensadores e especialistas do meio educacional sendo Piaget, Vygotsky, Emilia Ferreiro, Telma Weizs e Fernando Capovilla, onde expressam por meio de seus estudos como acontece o desenvolvimento intelectual e social da criança, de como ela se apropria da linguagem escrita e o uso social da mesma, feito assim um recorte no que se refere aos primeiros anos da vida escolar. Com essa base teórica fazer uma analise sobre uma discussão antiga, mas ainda presente, sobre qual seria a melhor forma ou método para alfabetizar. Entender algumas maneiras de sanar as dificuldades na alfabetização.
Abstract: This paper presents a brief analysis about how some methods of literacy are viewed and applied by both experts as a group of current teachers, with teachers, participating directly in the responses to a questionnaire applied to teachers of literacy municipal teaching in a school in the city of Foz do Iguaçu, refers to the peculiarities of the infant universe, especially with the change in education law, anticipating the mandatory age for literacy now age six. Reviews how the reforms in the educational practices and laws occurred in the course of Brazilian history, this course aims to relate with speeches today, referring to the theme. Possible difficulties and / or facilities of the implementation of the new law were discussed with the contribution of some thinkers and experts in the educational environment with Piaget, Vygotsky, Emilia Ferreiro, Telma Weizs and Fernando Capovilla, where they express through their studies as in the development intellectual and social development of the child, as she appropriates the written language and the social use of the same , just made a cut with respect to the first years of school life. With this theoretical base to make a scan on an old thread, but still present, on what would be the best way or method to teach literacy. Understand some ways to remedy difficulties in literacy.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4250
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