Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4255
Título: Percepção de adolescentes do ensino fundamental sobre a gravidez na adolescência
Autor(es): Pires, Elizabete Tereza Rôas
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Adolescentes - Comportamento sexual
Orientação educacional
Teenage pregnancy
Teenagers - Sexual behavior
Educational counseling
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PIRES, Elizabete Tereza Rôas. Percepção de adolescentes do ensino fundamental sobre a gravidez na adolescência. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A gravidez na adolescência é considerada um problema de saúde pública mundial, e esse fato não pode ser ignorado pelos professores, pois todas as instituições de ensino têm como função social, transmitir o conhecimento científico e interferir no processo de ensino-aprendizagem, o fato é que muitos profissionais da educação apresentam dificuldades em trabalhar a temática sexualidade. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a percepção dos alunos do oitavo ano, acerca da problemática gravidez na adolescência, visando a busca de subsídios que venham contribuir para que os professores construam com esses alunos uma consciência crítica, por meio de medidas educativas, que proporcionem conhecimentos em relação a gravidez na adolescência, suas implicações, ressaltando a importância da prevenção e também ao exercício da maternidade e paternidade responsável. A investigação aconteceu por meio da aplicação de um questionário semi-aberto para 34 alunos. Os resultados da pesquisa indicam que 91% dos alunos entrevistados conhecem adolescentes que engravidaram entre 12 a 18 anos, destes 91% também consideram preocupante uma gravidez na adolescência, pois concordam que este acontecimento pode interferirem seu futuro profissional e pessoal. Dos adolescentes entrevistados, 70% tem entre 13 e 14 anos e durante a palestra realizada na escola, apresentaram muita curiosidade sobre o assunto. Por isso, é necessário insistir no assunto, buscar sempre novos caminhos para chegar até esses adolescentes, orientando-lhes sobre as consequências de uma gravidez precoce.
Abstract: Teenage pregnancy is considered a public health problem worldwide, and this fact can not be ignored by the teachers, because all teaching and learning institutions have as social function, the job to transmit scientific knowledge and interfere with the educational learning process. Many education professionals have difficulty working the sexuality theme in schools, this research is aimed to investigate the eight grade student’s perception about the controversial teenage pregnancy, in order to search for subsidies that will help teachers build with these students a critical awareness through educational measures, to provide knowledge regarding teen pregnancy, its implications, emphasizing the importance of prevention and also the exercise of responsible parenthood. The research occurred by applying a semi-open questionnaire for 34 students. The survey results indicate that 91% of respondents students know teenagers who became pregnant between 12 and 18 years, of these 91% also consider disturbing a teenage pregnancy because agree that this event can interfere your professional and personal future. Of the adolescents interviewed, 70% are between 13 and 14 years and during the lecture held at the school, had a lot of curiosity about it. Therefore, it is necessary to pursue the matter, always seek new ways to reach these adolescents, guiding them about the consequences of early pregnancy.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4255
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_24.pdf609,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.