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Título: Desafios da educação ambiental não formal no cotidiano escolar: um estudo de caso do município de Suzano (SP)
Autor(es): Coelho, Fabiana Pereira
Orientador(es): Pletsch, Adelmo Lowe
Palavras-chave: Educação ambiental
Conscientização
Currículos
Environmental education
Awareness
Education - Curricula
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: COELHO, Fabiana Pereira. Desafios da educação ambiental não formal no cotidiano escolar: um estudo de caso do município de Suzano (SP). 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A educação ambiental representa um mecanismo fundamental no combate à degradação do meio ambiente. Além da educação ambiental formal, desenvolvida no âmbito dos currículos escolares, há a educação ambiental não formal, com ações voltadas à sensibilização da coletividade. O intuito dessa pesquisa foi o de investigar como se dá a educação ambiental não formal, promovida pelo poder público, no caso, pela Prefeitura de Suzano, no cotidiano escolar, ou seja, com a participação das escolas. O cenário descrito foi fundamentado em dados referentes à educação ambiental neste município, obtidos por meio de pesquisa documental, bem como por entrevistas estruturadas a duas professoras da rede pública, participantes do concurso “Criando com material reciclável”, ação educativa de caráter não formal, desenvolvida pela prefeitura junto às escolas do município. A falta de cooperação e articulação entre as secretarias responsáveis pela gestão municipal de educação ambiental, foi um dos problemas encontrados durante a realização do Concurso. Por fim, concluímos que é necessário que ações de educação ambiental não formal sejam melhor articuladas com a comunidade escolar e dentro do próprio poder público, a fim de efetivar as políticas educacionais já implementadas, afinal a existência de uma legislação específica sobre educação ambiental, não nos dá a garantia do seu cumprimento.
Abstract: Environmental education is a fundamental mechanism in against environmental degradation. While formal environmental education is developed within the school curriculum, the non-formal environmental education has actions aimed at raising awareness about ecological problems. This research was realized in the city of Suzano and its aim was to investigate how non-formal environmental education promoted by the government can act within the school life. The scenario described was based on environmental education reality of the city. This research was supported by data obtained through desk research and interviews with two teachers of public schools who participated of the contest "Creating with recyclable material". This competition was a non-formal educational activity developed by the government in the schools of the county. The lack of cooperation and coordination between the departments responsible for the management of municipal environmental education, was the main problem encountered during the contest. We conclude that actions of non-formal environmental education should be better articulated with the school community and with the government in order to accomplish the implemented educational policies.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4256
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