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Título: Estudo de caso: análise de livros didáticos ciências indicado pelo PNLD/2013 sobre o tema parasitoses intestinais
Autor(es): Freitas, Fábio Miguel de
Orientador(es): Ottobelli, Ivonei
Palavras-chave: Livros didáticos - Clareza
Livros didáticos - Influências tendenciosas
Ensino - Meios auxiliares
Textbooks - Readability
Textbook bias
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FREITAS, Fábio Miguel de. Estudo de caso: análise de livros didáticos ciências indicado pelo PNLD/2013 sobre o tema parasitoses intestinais. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática de pesquisa o estudo de caso do conteúdo sobre parasitoses intestinais abordado em livros didáticos (de uma mesma coleção) de ensino fundamental de ciências (6º, 7º e 8º ano) recomendado pelo PNLD/2013. As enteroparasitoses intestinais são bastante frequentes em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos e de clima tropical e requerem expressiva atenção na saúde pública. As parasitoses intestinais são comumente transmitidas pelo uso água e alimentos contaminados por pessoas e pela carência ou irregularidades no saneamento básico. A educação básica tem como uma de suas funções a instrução e formação de sujeitos críticos e reflexivos para lidarem conscientemente no mundo biofísico que os rodeiam, bem como orientar tomadas de decisões embasadas em conhecimentos científicos. No ambiente educativo, são encontrados inúmeros recursos de apoio a práxis docente, sendo um deles, o livro didático. O livro didático caracteriza-se como uma ferramenta bastante importante no processo educativo, desse modo precisa estar a favor da educação transformadora que objetivamos. Após a análise dos livros didáticos de ensino fundamental do 6º, 7° e 8º ano de mesma coleção, foi possível identificar que os mesmos, ao abordar a temática parasitoses intestinais, apresentou o conteúdo teórico relativamente restrito e quantidades de atividades e de recursos visuais reduzidos sobre o tema. Não há dúvidas de que o tema, parasitoses intestinais, deve estar inserido, de forma abrangente, na educação básica, pois o mesmo faz parte da educação em saúde, inerente ao ensino de ciências, bem como, dos temas transversais da educação (saúde).
Abstract: This work was the subject of research case study on intestinal parasites of the content covered in textbooks (from the same collection) elementary science education (6th, 7th and 8th grade) recommended by the NPDB / 2013. Intestinal intestinal parasites are quite common in developing or underdeveloped countries and tropical climate and require significant attention to public health. Intestinal parasitic infections are commonly transmitted by contaminated water and use by people and by the lack or irregularity in food sanitation. Basic education has as one of its functions the instruction and training of critical and reflective to knowingly deal in the biophysical world that surround the subject and guide decision making based on solid scientific knowledge. In the educational environment, are found numerous resources to support teaching praxis, one of the textbook. The textbook is characterized as a very important tool in the educational process, thus needs to be in favor of transformative education that aim. After analyzing the textbooks of elementary school 6th, 7th and 8th year from the same collection, we found that the same, when addressing the thematic intestinal parasites, presented the comparatively small amounts of theoretical content and activities and reduced visuals on the subject. There is no doubt that the topic, intestinal parasites, must be inserted in a comprehensive manner, in basic education, because it is part of health education, inherent in science education, as well as the cross-cutting themes of education (health).
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4257
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