Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4260
Título: A importância do ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Torsani, Gisele Aparecida
Orientador(es): Pletsch, Adelmo Lowe
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Knowledge and learning
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 18-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: TORSANI, Gisele Aparecida. A importância do ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar a importância do Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de averiguar a relevância que os professores regentes atribuem às atividades práticas para abordar conteúdos de Ciências Naturais. A pesquisa foi desenvolvida em um colégio da Rede particular de ensino da cidade de Assis, Estado de São Paulo. O trabalho envolveu as turmas do 1°ano ao 5°ano do Ensino Fundamental, totalizando 155 alunos e seis professores regentes. A coleta de dados foi realizada através de questionários destinados aos alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Através deles, pôdese observar que o ensino de Ciências desperta o interesse e prazer do estudo na maioria dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. As professoras regentes que ensinam conteúdos de Ciências em suas aulas, sabem da importância desta matéria para o desenvolvimento das crianças atribuindo maior significado às aulas práticas.
Abstract: This study aims to analyze the importance of Science Education in the initial years of Elementary School, and to verify the relevance that school teachers assign practice activities to versify about Natural Science contentes. The research was conducted at a private school of Assis, city São Paulo state. The work involved the classes of 1st year to 5th year of Elementary School, totaling 155 students and six teachers regents. Data collection was conducted through questionnaires for students and teachers of the initial years of Elementary School. By them, we could observe that science teaching arouses the interest and enjoyment of the majority of students in the initial years of Elementary Education. The regents teachers that teach science contents in their classes, know the importance of this matter for the development children and give meaning to the practical classes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4260
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_34.pdf859,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.