Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4270
Título: A importância de experimentos para ensinar ciências no ensino fundamental
Autor(es): Santos, Keila Pereira dos
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem experimental
Teaching - Methodology
Teaching - Aids and devices
Experiential learning
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SANTOS, Keila Pereira dos Santos. A importância de experimentos para ensinar ciências no ensino fundamental. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal verificar a importância de experimentos para ensinar ciências no ensino fundamental, pois atualmente o ensino de Ciências no ensino fundamental está muito fragmentado nas questões que envolvem teoria o que acaba por dificultar o aprendizado e entendimento dos alunos, pois é muito difícil aproximar os conceitos científicos a realidade que os mesmos vivenciam apenas por uma metodologia mecânica. Por esse motivo é que muitos profissionais buscam nas aulas experimentais uma alternativa que possa demonstrar de forma significativa a importância dessa ferramenta na construção do conhecimento. A experimentação durante as aulas, não é importante apenas por despertar o interesse pela Ciência nos alunos, mas também por inúmeras outras razões, principalmente para compreensão dos fenômenos que regem as transformações que ocorrem na Terra. Portanto a prática experimental tem um papel mais amplo do que se espera, pois desenvolve nos alunos maior interesse, além de despertar habilidades que não era visualizada em aulas teóricas por exemplo. Visando a importância de se desenvolver experimentos para ensinar Ciências no ensino fundamental, foi desenvolvida nessa pesquisa atividades teórica vinculadas a aulas experimentais para demonstrar as potencialidades das mesmas possibilitando assim a construção do conhecimento.
Abstract: This study aimed to verify the importance of experiments to teach science in elementary school because nowadays science teaching in primary schools is very fragmented on issues involving theory which ultimately hinder the learning and understanding of students, it is very difficult to bring scientific concepts to reality that they experience only by a mechanical method. For this reason is that many professionals in the experimental classes seeking an alternative that can demonstrate significantly the importance of this tool in the construction of knowledge. The experimentation during class is not only important for the awakening interest in science among students, but also for many other reasons, mainly to understand the phenomena governing the transformations that occur on Earth. Therefore experimental practice has a broader role than expected because it develops greater interest in students, besides raising skills that was not visualized in lectures by example. Order the importance of developing experiments to teach science in elementary education, was developed in this research related to experimental classes theoretical activities to demonstrate the potential of the same thus allowing the construction of knowledge.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4270
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_45.pdf679,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.