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Título: A ludopedagogia e a manutenção da atenção do aluno
Autor(es): Lopes, Carine Penha Andrello
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Crianças - Desenvolvimento
Estratégias de aprendizagem
Brincadeiras
Child development
Learning strategies
Play
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: LOPES, Carine Penha Andrello. A ludopedagogia e a manutenção da atenção do aluno. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como temática a ludopedagogia e sua aplicação em sala de aula enquanto instrumento capaz de auxiliar na manutenção da atenção do aprendiz nos conteúdos que o educador busca transmitir. Lembrando que o brincar é atividade bastante antiga e regida por regras, que possui grande influência sobre o desenvolvimento, é entendida enquanto um direito e que há muito vem sendo utilizada na educação. Nas escolas, o brincar apresenta-se enquanto instrumento que auxilia no processo educativo e no desenvolvimento global da criança, além de tornar a aprendizagem mais agradável e atraente, isso quando utilizada adequadamente por educadores capacitados, que conhecem seus aprendizes. A ludopedagogia, por sua vez, apresenta-se enquanto método que busca tornar o processo de ensino criativo, descontraído e prazeroso, lançando mão de jogos, brincadeiras e dinâmicas. O método em questão exerce influência sobre o desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento da atenção e da concentração. É importante observar que mesmo com o surgimento e manutenção da atenção voluntária, a atenção involuntária nunca deixará de existir. Este é um estudo com característica puramente bibliográfico, representando, portanto, um espaço para a reflexão mais aprimorada sobre a ludopedagogia enquanto alternativa pedagógica para a melhoria do aprendizado escolar.
Abstract: This work is subject to recreational pedagogy and its application in the classroom as a tool able to assist in maintaining the attention of the learner in the contents that the educator seeks to convey. Recalling that the play activity is quite old and governed by rules, which has great influence on the development is understood as a right, and that has long been used in education. In schools, the play is presented as a tool that assists in the educational process and the overall development of the child , and make learning more enjoyable and attractive , that when used properly by trained educators, who know their learners. The recreational pedagogy, in turn, is presented as a method that seeks to make the process of teaching creative, relaxed and enjoyable, making use of games, play and dynamic. The method in question influences the development, including the development of attention and concentration. It is important to note that even with the emergence and maintenance of voluntary attention, attention involuntary never cease to exist. This is a purely bibliographic study and therefore constitute a space for reflection on the most improved recreational pedagogy while pedagogical option to improve classroom learning.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4283
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