Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4288
Título: Dislexia: dificuldades de aprendizagem na escola
Autor(es): Barbosa, Cláudia Freitas Franco
Orientador(es): Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Palavras-chave: Distúrbios da aprendizagem
Dislexia
Estratégias de aprendizagem
Learning disabilities
Dyslexia
Learning strategies
Data do documento: 2-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FREITAS, Claudia Franco Barbosa. Dislexia: dificuldades de aprendizagem na escola. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A presente pesquisa relata a importância do diagnóstico precoce da dislexia em alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Definida como sendo um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, encontrada geralmente no inicio da alfabetização, a dislexia causa grandes prejuízos ao desenvolvimento da criança e é uma realidade entre muitos estudantes. Teve-se como objetivo geral levantar informações acuradas sobre a Dislexia, a fim de proporcionar subsídios para um diagnóstico precoce sobre esse distúrbio em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, pela qual buscou-se agrupar as principais publicações acerca dessa temática, com o intuito de alcançar os objetivos aqui propostos. A revisão bibliográfica foi delimitada nos últimos dez anos de publicações. Ao final dessa pesquisa, chegou-se à consideração de que é possível um diagnóstico precoce em sala de aula pelos docentes, contanto que exista uma intervenção adequada desses profissionais aos alunos, sendo indispensável que os professores tenham esclarecimentos sobre as principais formas de intervenção com os alunos, bem como, que se conheçam as habilidades necessárias para o desenvolvimento da leitura e da escrita, a fim de associa-las às atividades relacionadas ao processamento fonológico da linguagem, realizadas no contexto escolar.
Abstract: The present study reports the importance of early diagnosis of dyslexia in students from early grades of elementary school. Defined as a disorder or learning disability in the area of reading, writing and spelling, usually found in early literacy, dyslexia causes great harm to the child's development is a reality among many students. Had as main objective to raise accurate information about Dyslexia, to provide subsidies for early diagnosis of this disorder in the classroom. Therefore, a literature review, in which we sought to group the main publications on this subject, in order to reach the objectives proposed here was performed. The literature review was delimited in the last ten years of publications. At the end of this research , came up for consideration that an early diagnosis is possible in the classroom by teachers , provided that a suitable intervention exists these professionals to students, and it is essential that teachers have clarification on the main forms of intervention with students, as well as knowing the necessary for the development of reading and writing skills in order to associate them with related phonological processing activities carried out in the school context.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4288
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_19.pdf188,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.