Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4293
Título: Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção dos educadores e suas implicações na educação tecnológica
Autor(es): Zeneratto, Davi Fernando Lopes Vieira
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Ensino - Meios auxiliares
Educational technology
Information technology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ZENERATTO, Davi Fernando Lopes Vieira. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção dos educadores e suas implicações na educação tecnológica. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A sociedade cada vez mais vive em um mundo imerso pelos domínios e auspícios da ciência e da tecnologia onde a tecnologia representa o modus vivendi do mundo moderno. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo expor a concepção dos professores de educação tecnológica sobre ciência, tecnologia e suas relações na sociedade. A Metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa utilizando a técnica de coleta de dados por meio de entrevista individual semiestruturada. Ao todo foram 15 participantes a compor a amostra professores do curso técnico e superior na área de automação industrial do IFSP – Campus Boituva. Os dados obtidos evidenciam que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão ainda incipiente sobre ciência, tecnologia e suas relações na sociedade. Os resultados apontam a necessidade de romper o paradigma atual da educação tecnológica, com o intuito de alterar a concepção dos professores de educação tecnológica quanto a sua responsabilidade social nesse processo.
Abstract: Society increasingly live in a world surrounded by fields and auspices of science and technology where technology is the modus vivendi of the modern world. In this context, this work aims to expose teachers to the design of technological education in science, technology and their relationships in society. The methodology used was a qualitative study using interpretative nature of the technique of collecting data through semi-structured individual interviews. Altogether, there were 15 participants to compose a sample of teachers and technical college graduates in the area of industrial automation IFSP - Campus Boituva. The obtained data show that the majority of survey participants have an incipient vision of science, technology and their relationships in society. The results indicate the need to break the current paradigm of technology education, in order to change the design of technology education teachers regarding their social responsibility in this process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4293
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_17.pdf573,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.