Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Edilene Andreia Pereira da-
dc.date.accessioned2015-09-01T19:07:19Z-
dc.date.available2015-09-01T19:07:19Z-
dc.date.issued2013-12-13-
dc.identifier.citationCRUZ, Edilene Andreia Pereira da. Dificuldades de aprendizagem: diagnóstico e intervenção psicopedagógica. 2013. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4300-
dc.description.abstractThis research had as theme: Difficulties of Learning: Diagnosis and Intervenção Psicopedagógica. The justification of that theme felt in knowing how to intervene and to work under the difficulties of school learning, once, that it is observed along the professional experience that many educators are used of several pedagogic actions to take the student to overcome the school failure and doesn't almost always obtain success. With that, many students are labeled and left of side for they present great difficulty in the process of school learning. Like this, the main objective of that research was to emphasize the importance of the diagnosis and of the intervention psicopedagógica in the difficulties of school learning, that they are accomplished by the psicopedagogo together with other professionals. With base in some authors were approached the possible factors that influence the school failure and that they need to be considered in the evaluation diagnóstica. Also, some were described difficulties of common learning in the linked school extent to the reading and the writing. Through the research it was observed that when the child presents learning difficulty in the school context, that, causes frustration, and can unchain other problems. Therefore, those children need to be appraised for specialized professionals that data that it makes possible means of appropriate intervention in the learning process will get up. Like this, some were described instruments used in the diagnosis psicopedagógico, and, also, the subjects and systems involved in this process avaliativo that vary according to the specificity of each case.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectLearning disabilitiespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem: diagnóstico e intervenção psicopedagógicapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como temática: Dificuldades de Aprendizagem: Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica. A justificativa desse tema se deu em saber como intervir e lidar sob as dificuldades de aprendizagem escolar, uma vez, que se observa ao longo da experiência profissional que muitos educadores se utilizam de diversas ações pedagógicas para levar o aluno a superar o fracasso escolar e quase sempre não obtém êxito. Com isso, muitos educandos são rotulados e deixados de lado por apresentarem grande dificuldade no processo de aprendizagem escolar. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi enfatizar a importância do diagnóstico e da intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem escolar, que são realizadas pelo psicopedagogo em conjunto com outros profissionais. Com base em alguns autores foram abordados os possíveis fatores que influenciam o insucesso escolar e que precisam ser considerados na avaliação diagnóstica. Também, foram descritos algumas dificuldades de aprendizagem comuns no âmbito escolar ligado à leitura e a escrita. Através da pesquisa observou-se que quando a criança apresenta dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, isso, lhe causa frustração, e pode desencadear outros problemas. Por isso, essas crianças precisam ser avaliadas por profissionais especializados que levantarão dados que possibilite meios de intervenção adequada no processo de aprendizagem. Assim, foram descritos alguns instrumentos utilizados no diagnóstico psicopedagógico, e, também, os sujeitos e sistemas envolvidos neste processo avaliativo que variam conforme a especificidade de cada caso.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Valentin, Silvana Mendonça Lopes-
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_28.pdf286,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.