Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4303
Título: A importância da alfabetização científica no processo ensino - aprendizagem em química
Autor(es): Almeida, Cyntia Helena Ravagnani de
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Ensino - Metodologia
Ensino - Meios auxiliares
Learning strategies
Teaching - Methodology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ALMEIDA, Cyntia Helena Ravagnani de. A importância da alfabetização científica no processo ensino - aprendizagem em química. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O Trabalho intitulado “A Importância da Alfabetização Científica no Processo Ensino Aprendizagem em Química” levou em consideração as mudanças ocorridas no processo Educativo a partir das grandes transformações que a globalização e o capitalismo impuseram às sociedades, bem como as características cognitivas e afetivas que passam a ser cada vez mais valorizadas na contemporaneidade. Utilizou-se também de embasamentos teóricos para comprovar que a Alfabetização Científica favorece a formação dos cidadãos, sendo uma ferramenta necessária, uma vez que os conhecimentos científicos são indispensáveis para que as pessoas exerçam seus direitos na sociedade; verificou-se também que alfabetização científica pode ser considerada como uma das dimensões para fortalecer possiblidades que beneficiam uma educação mais comprometida, pois, prega o uso da linguagem científica para auxiliar no maior entendimento da natureza e a forma como ela está sendo transformada, propiciando assim, uma melhora na qualidade de vida no cotidiano; leva, ainda, os alunos a se transformarem em cidadãos reflexivos, críticos e participativos. Este trabalho foi desenvolvido, inicialmente, através de pesquisa bibliográfica e, posteriormente, houve levantamento de dados, através de questionário, o qual foi respondido pelos professores de Química da Diretoria de Ensino de Limeira – SP. Na sequência houve tabulação dos dados, culminando na construção de gráficos dos resultados adquiridos, bem como nas respectivas análises, as quais propiciaram entender que há uma falta de conhecimento dos professores a respeito do verdadeiro significado e objetivos da alfabetização científica; além disso, acreditam que a Alfabetização Científica não é muito bem tratada durante o processo de formação dos professores, de forma que essa desinformação dificulta na preparação das aulas; precisam, ainda, aprender a utilizar metodologias e estratégias que aproximam o conteúdo das aulas da realidade dos educandos, bem como saber orientar a sua aplicação no cotidiano, num processo que estimula a comunicação entre os indivíduos e a noção de cidadania.
Abstract: The work entitled "The Importance of Scientific Literacy in the Teaching-Learning Process in Chemistry" took in consideration the changes in the Educational Process since the great transformations that globalization and capitalism imposed to society as well as cognitive and affective characteristics that pass to be increasingly valued in contemporary times. It was also used a theoretical substantiation to prove that the Scientific Literacy favors the formation of citizens is a necessary tool, since scientific knowledge are indispensable for people to exercise their rights in society; It was also found that scientific literacy can be considered as one of the dimensions to strengthen possibilities that benefit a more committed education because advocates the use of scientific language to assist in greater understanding of nature and how it is being transformed, providing an improvement in quality in the everyday life; still leads students to develop into reflective, critical and participatory citizens. This work was developed initially through literature, and later there was data collection through a questionnaire, which was answered by Chemistry teachers the Board of Education of Limeira - SP. On the sequence there was data tabulation, culminating in the construction of graphs of the results obtained, as well in their analyzes, which allowed to understand that there is a lack of teacher knowledge about the true meaning and goals of scientific literacy; Furthermore, they believe that the Scientific Literacy is not very well treated during the teachers training process, so that misinformation hinders the preparation of classes; it is also needed learn how to use methods and strategies that bring the content of classes near to the students reality, as well, learn to guide the application in daily life, in a process that encourages communication between individuals and the notion of citizenship.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4303
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_15.pdf655,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.