Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4305
Título: Psicomotricidade e o processo de alfabetização
Autor(es): Siepmann, Elaide
Orientador(es): Winter, Lairton Moacir
Palavras-chave: Psicologia do movimento
Crianças - Desenvolvimento
Alfabetização
Movement, Psychology of
Child development
Literacy
Data do documento: 24-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SIEPMANN, Elaide. Psicomotricidade e o processo de alfabetização. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A temática do trabalho realizado visa uma abordagem sobre a psicomotricidade no processo de alfabetização, justificado pela necessidade de conhecer e/ou reconhecer os benefícios e a importância da psicomotricidade no processo educacional de alfabetização, promovendo uma melhoria da aprendizagem para o alunado e facilitando o processo de ensino para o educador, sanando dúvidas referentes à temática. Para tanto, é relevante o desenvolvimento deste trabalho como auxílio aos sujeitos do processo educacional, através do estudo da temática psicomotricidade e alfabetização, prosseguindo com a problematização e a aplicação com troca de experiências que podem relacionar-se com o espaço escolar e/ou ao senso comum dos alunos, objetivando o desenvolvimento afetivo e cognitivo através da psicomotricidade, com práticas que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o desenvolvimento do referido trabalho pautou-se numa revisão bibliográfica, utilizando livros, periódicos, sites e relatos de práticas dos docentes em busca de uma reflexão e aquisição de conhecimentos em prol da melhoria da qualidade do ensino.
Abstract: The theme of the work is clearly aimed at a discussion of the positioning process of literacy by justifying the need to know and/or recognize the benefits and the importance of psychomotor skills in literacy education process is promoting and improving learning for pupils and facilitating the process of education for the teacher solving doubts regarding the subject. to do so, since it is relevant densenvolviment of work as an aid to the subjects of the educational process through the study of the subject psychomotor and literacy, continuing with the questioning and application to exchange of experiences that can relate to the common school environment and / or the sense students, aiming the affective and cognitive densenvolviment through psychomotor, practices that can improve the process of teaching and learning. This perspective was reported in books, periodicals, websites and reports of practices of teachers in search of a reflection and acquisition of knowledge for the improvement of teaching quality.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4305
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_30.pdf387,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.