Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4307
Título: Gramática: um diagnóstico da abordagem no ensino fundamental
Autor(es): Ferreira, Joyce Oliveira Bernardo
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Gramática comparada e geral
Currículos
Análise linguística
Grammar, Comparative and general
Education - Curricula
Linguistic analysis (Linguistics)
Data do documento: 12-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FERREIRA, Joyce Oliveira Bernardo. Gramática: um diagnóstico da abordagem no ensino fundamental. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho, que tem como título “Gramática: Um diagnóstico da abordagem no Ensino Fundamental”. Foi motivado pelas novas propostas de abordagem gramatical apresentadas por vários autores especializados em questões referentes a essa prática. O objetivo foi verificar se o ensino de gramática na 8ª série/ 9º ano do ensino fundamental está em conformidade com as Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Paraná e com outros autores ou se o professor continua ensinando estruturas e nomenclaturas de forma isolada. Para obter resposta a esta pergunta, foi feito um levantamento bibliográfico que pudesse mostrar o modo de ensinar gramática defendido nos dias de hoje entre os autores: Travaglia (2009), Perini (2005), Mendonça (2004) dentre outros. Além disso, foi preparado um questionário sobre tal ensino para uma professora da 8ª série/9º ano responder e realizados estágios de observação na sala de aula. A conclusão desta pesquisa revelou-se gratificante, pois apesar de a professora apontar incoerências entre seu conceito de ensino e sua prática, o método de ensino aponta para mudanças satisfatórias, uma vez que a professora trabalha a reflexão gramatical através de gêneros. A forma como essa professora aborda suas aulas está de acordo com as abordagens e métodos colocados para o ensino de gramática na sala de aula, através de gêneros.
Abstract: TThis work had as thematic "Grammar: A diagnostic approach in Elementary Education" was motivated by new proposals for grammatical approach presented by several authors specialized in issues related to this practice. The central objective is to ensure that the teaching of grammar if grammar teaching grade 8/9 years of basic education is in line with the Curriculum Guidelines Portuguese Paraná and many other authors or the teacher continues teaching structures and nomenclatures in isolation. For answering this question, we made a literature that would show how to teach grammar defended today, among the authors: Travaglia (2009) Perini (2005), Mendoza (2004) etc. Also A questionnaire was prepared for such teaching to a teacher of 8th grade / year 9 and responding stages of observation conducted in the classroom. The conclusion of this research has proved rewarding, because even though the teacher pointing out inconsistencies between his concept of teaching and practice, the method of teaching points to changes satisfactory, since the teacher works through reflection grammatical genders. The way that this teacher discusses their classes according to the approaches and methods placed for teaching grammar in the classroom, through genres.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4307
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_46.pdf250,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.