Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4312
Título: Desenvolvimento da educação ambiental no ensino fundamental das escolas da região de Araras - SP
Autor(es): Bonato, Fernanda Maria Bueno
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino - Meios auxiliares
Ciência - Estudo e ensino (Elementar)
Environmental education
Teaching - Aids and devices
Science - Study and teaching (Elementary)
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: BONATO, Fernanda Maria Bueno. Desenvolvimento da educação ambiental no ensino fundamental das escolas da região de Araras - SP. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o desenvolvimento em Educação Ambiental no ensino fundamental das escolas da região de Araras – SP, onde foi realizada uma análise bibliográfica dos projetos realizados nas escolas de ensino fundamental, logo após, foram selecionados dois projetos que se destacaram devido a sua repercussão na comunidade e na formação continuada dos professores neles envolvidos. Após a análise do quadro comparativo, foi realizada a visita de campo em ambas escolas, nelas foram entrevistados dois profissionais, sendo um representante de cada escola seguindo um roteiro formulado de maneira identificar a continuidade dos projetos pesquisados. Comparando as entrevista, observou que as atividades do projeto A (Brincando de Reciclar), continuam sendo aplicadas de maneira alternativa na reutilização de materiais reciclados no desenvolvimento da Oficina tema: Educação Ambiental, no desenvolvimento da compostagem, horta medicinal, verdura e temperos. Já o projeto B (Participação popular na restauração florestal do Bosque Ararinha em Araras – SP), não houve continuidade no âmbito escolar, porém o “Bosque Ararinha”, passou a ser palco de várias ações populares com incentivo de outros estabelecimentos de ensino e apoio do governo municipal. Com a análise dos dados percebeu-se que a educação integral, com o desenvolvimento das oficinas em horário contrário da grade curricular é fundamental para o desenvolvimento da Educação Ambiental, proporcionando a vivência das experiências escolares resultando no Ensino de Ciências em todas as disciplinas.
Abstract: This work has thematic development in Environmental Education in elementary education schools in the area for Araras-SP, where a bibliographic analysis of the projects in schools education foundation, where we selected two projects that stood out because of its impact was conducted in community and continuing education of teachers involved in them. After analyzing the comparative table, the field trip was conducted in both, two of them were interviewed, and a representative from each school following a formulated script so identifying the continuity of the projects surveyed. Comparing the interview, noted that the project activities A (Playing Recycling) still applied Alternatively reuse of recycled materials in the development of the workshop theme: Environmental Education in the development of composting , medicinal garden , vegetables and seasonings. Already the project B (popular participation in forest restoration in the Ararinha forest located in Araras-SP) , there was no continuity in the school , but the "Ararinha Forest", became the scene of several popular stocks with encouragement from other schools and support the municipal government . With the data analysis it was realized that the comprehensive education with the development of workshops on opposite schedule of the curriculum and essential to the development of environmental education, providing the experience of school experiences resulting in Science Teaching in all subjects.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4312
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_30.pdf783,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.