Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4323
Título: A importância da afetividade docente para o desenvolvimento cognitivo de educandos das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Caetano, Leandra de Aguiar
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Educação afetiva
Aprendizagem
Professores e alunos
Affective education
Learning
Teacher-student relationships
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: CAETANO, Leandra de Aguiar. A importância da afetividade docente para o desenvolvimento cognitivo de educandos das séries iniciais do ensino fundamental. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a afetividade. Investiga a influência da afetividade docente no desenvolvimento cognitivo de educandos das séries iniciais do ensino fundamental, compreendendo a relação afetiva estabelecida entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem, observando assim os benefícios dessa relação. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de vários autores, dentre eles Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon. Os principais objetivos da pesquisa foram analisar a importância da afetividade docente para o desenvolvimento cognitivo do educando das séries iniciais; investigar a influência da relação afetiva estabelecida entre educador e educando no desempenho profissional do professor; determinar as consequências para o desenvolvimento infantil quando privado de afetividade docente na escola e averiguar os benefícios da afetividade docente para o desenvolvimento integral do aluno. A pesquisa ancora-se na contextualização do referencial bibliográfico constante em livros, revistas científicas, artigos, sites, entre outros, buscando as contribuições da história cultural, referencial que permite um novo modo de olhar a relação entre professor e aluno e seus resultados no processo de ensino e aprendizagem. Com este estudo pode-se afirmar que a afetividade é de extrema importância para a saúde mental de todos os seres humanos. Pessoas com doenças emocionais podem desenvolver doenças físicas, além disso, este estado psicológico afeta o desenvolvimento e a aprendizagem do indivíduo, pois este é um todo composto de matéria física e emocional. Sendo assim, a escola deve proporcionar ao educando o desenvolvimento da sua afetividade integralmente, considerando todas as suas emoções e reações, incentivando a troca de sentimentos, para que este se torne um adulto com autoestima e segurança emocional. O professor exerce um papel fundamental nesse processo, tornando a relação afetiva entre professor e aluno algo de suma importância para sua aprendizagem.
Abstract: This work was themed affectivity. Investigates the influence of affective teaching cognitive development of students of the lower grades of elementary school, understanding the emotional relationship established between teacher and student in the process of teaching and learning , thus obeying the benefits of this relationship . To elucidate these issues we sought the theoretical framework of various authors , including Jean Piaget , Lev Vygotsky and Henri Wallon . The main objectives of the study were to analyze the importance of affective teaching for cognitive development of the student of the initial series ; investigate the influence of affective relationship established between teacher and student in the teacher's professional performance and determine the consequences for child development when deprived of affection teaching in the school and find out the benefits of affective teaching for the development of the student . The research is anchored in the context of bibliographic references contained in books , journals , articles , websites , among others , seeking the contributions of cultural, framework that enables a new way of looking at the relationship between teacher and student and their results in the process of teaching and learning. With this study we can affirm that the affection is of extreme importance to the mental health of all human beings. People with emotional illnesses can develop physical diseases, moreover, this psychological state affects the development and learning of the individual, because this is a whole composed of physical and emotional matter. Thus, the school must provide to educating the development of his affection, considering all your emotions and reactions, encouraging the exchange of feelings, so that this becomes an adult with self-esteem and emotional security. The teacher plays a key role in this process, making the affective relationship between teacher and student something of paramount importance to their learning.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4323
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_49.pdf200,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.