Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4341
Título: O que pensam os professores sobre o processo de avaliação seriada (PAS)
Autor(es): Puppin, Luiz Fernando
Orientador(es): Viera, Graciela Leila Heep
Palavras-chave: Avaliação educacional
Professores - Avaliação
Ensino - Metodologia
Education - Evaluation
Teachers - Rating of
Teaching - Methodology
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PUPPIN, Luiz Fernando. O que pensam os professores sobre o processo de avaliação seriada (PAS). 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS é um processo no qual o candidato é avaliado através de uma prova que possui três etapas e ocorre ao final de cada ano do Ensino Médio. O conteúdo da primeira, segunda e terceira etapas corresponde respectivamente aos conteúdos do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. O desempenho em pontos obtidos em cada prova será acumulado e determinará o desempenho final do candidato nesse processo, compondo a nota final utilizada para a classificação ao curso pretendido. O objetivo deste trabalho consistiu em observar a influência do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá, na metodologia de aula dos professores de um colégio da rede particular localizado na cidade de Maringá, estado do Paraná. Tal pesquisa possuiu cunho qualitativo, e os dados foram coletados em forma de questionário. Os resultados obtidos foram positivos e constatou-se que a forma de trabalho dos conteúdos e a abordagem dos mesmos em sala de aula, após a implantação do Processo Seletivo de Avaliação Seriada, necessitam apenas de algumas pequenas mudanças.
Abstract: The selection process of Serial Evaluation - PAS, is a process in which the candidate is assessed through a test that has three steps and occurs at the end of each year of high school. The content of the first, second and third stages respectively corresponds to the contents of the first, second and third years of high school. The performance points obtained in each event will accumulate, and will determine the final performance of the candidate in the process, composing the final score used to rank the intended course. The objective of this study was to observe the influence of the Serial Evaluation Process (SAP) of the State University of Maringa in the methodology in classrooms of a school of the particular network in the city of Maringá, Paraná. Such research has owned qualitative approach, and data were collected in a questionnaire. The results were positive and it was found that the form of job content and to address these in the classroom, after the implementation of the selection process of Serial Evaluation, require only small changes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4341
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_54.pdf536 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.