Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4354
Título: Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade do uso racional da água
Autor(es): Dalgê, Mayara Nauan
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Conscientização
Educação ambiental
Água - Conservação
Água - Consumo
Awareness
Environmental education
Water conservation
Water consumption
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: DALGÊ, Mayara Nauan. Educação ambiental na escola: conscientização da necessidade do uso racional da água. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Sabendo-se da importância vital da água e da escassez deste recurso no município de Cordeirópolis no Estado de São Paulo em decorrência ao baixo volume de chuvas em relação ao esperado e do crescimento populacional e consequentemente do aumento da demanda pela água, o acesso à água está cada vez mais limitado. Diante deste cenário o presente trabalho teve por objetivo analisar a forma como os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Cordeirópolis e seus familiares estão utilizando a água no cotidiano e por meio da educação ambiental e recursos didáticos, conscientizá-los da necessidade de utilizar a água racionalmente e verificando se ocorreu alguma mudança de hábito após as atividades de conscientização. As informações sobre a utilização da água antes e após as atividades foram coletadas por meio de questionário. Através desta metodologia foi possível constatar que grande parte do público-alvo estava utilizando a água de modo desnecessário. Após o desenvolvimento das atividades de educação ambiental e do uso dos recursos didáticos, ocorreu uma melhora significativa nos hábitos para o uso apropriado da água e da sua utilização de maneira mais equilibrada.
Abstract: Knowing the vital importance of water and its lack as a resource in Cordeirópolis, in the State of São Paulo due to the low incidence of rain regarding to what is expected, and the growth of the population and consequently the raise in the demand of water, the access to water is even more limited. Facing this scenario this present work had a goal to study the way the students of the 6th grade from the Elementary School are using the water in their daily life and through the environmental education and didactic resources, educate them about the need to use the water rationally and making sure to see if any change has occurred after the education activities. The information about the use of the water before and after the activities was collected by the means of a questionnaire. Through this methodology was possible to note that a great part of public has been using the water unnecessarily. After the activities of environmental education and the use of the didactic resources a significant improvement has occurred in the habits toward the appropriate use of the water and its use evenly.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4354
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_60.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.