Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4356
Título: O uso de práticas de pesquisa de campo no ensino de ciências no ensino público
Autor(es): Silva, Milca Ester Neri Leite da
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Prática de ensino
Estratégias de aprendizagem
Ensino - Metodologia
Ensino - Meios auxiliares
Student teaching
Learning strategies
Teaching - Methodology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVA, Milca Ester Neri Leite da. O uso de práticas de pesquisa de campo no ensino de ciências no ensino público. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: As atividades de campo constituem importante estratégia para o ensino de Ciências, uma vez que permitem explorar uma grande diversidade de conteúdo, motivam os estudantes, possibilitam o contato direto com o ambiente e a melhor compreensão dos fenômenos. Para tanto, é imprescindível que sejam bem preparadas e adequadamente exploradas. Além disso, é importante que os professores trabalhem juntos e explorem as atividades de campo de forma interdisciplinar, permitindo superar entraves e torná-las estratégias mais frequentes e melhor utilizadas na prática escolar. O trabalho foi realizado com professores que lecionam em Escolas Estaduais do município de Valinhos, SP, e teve como objetivo investigar as possibilidades de viabilização de atividades de laboratório nas escolas estaduais, bem como auxiliar os professores na realização de atividades experimentais por meio da criação de um conjunto de roteiros de atividades experimentais. Embora muitas dificuldades tenham surgido no decorrer do processo, a motivação e o envolvimento demonstrados pelos professores entrevistados confirmam o potencial didático dessa modalidade de ensino.
Abstract: Field activities are an important strategy for teaching science, since they allow to explore a wide diversity of content, motivate learners, allow direct contact with the environment and a better understanding of the phenomena. For this it is essential that they are well prepared and properly explored. Furthermore, it is important for teachers to work together and explore the interdisciplinary field activities, allowing overcoming obstacles and make them more frequent and better strategies used in school practice. The work was conducted with teachers who teach in the Valinhos city’s schools, and aimed to investigate the possibilities of viability of laboratory activities in state schools and assist teachers in conducting experimental activities through the creation of a set of scripts for experimental activities. Although many difficulties have arisen during the process, motivation and engagement demonstrated by the teachers interviewed confirmed the didactic potential of this mode of education.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4356
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_63.pdf590,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.