Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4360
Título: Consciência ambiental dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em uma escola estadual de São José dos Campos - SP
Autor(es): Reis, Pedro Ferreira dos
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Educação ambiental
Conscientização
Knowledge and learning
Environmental education
Awareness
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: REIS, Pedro Ferreira dos. Consciência ambiental dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em uma escola estadual de São José dos Campos - SP. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A educação ambiental é a aprendizagem de como gerenciar as relações entre a sociedade humana e o meio ambiente. A escola é um dos locais privilegiados para a realização da educação ambiental, seja dentro de uma instituição de ensino pública, ou privada. Este trabalho objetiva verificar se o tema transversal meio ambiente é trabalhado no cotidiano escolar dos alunos do 5º ano, por meio da pesquisa com aplicação de questionário aos mesmos. Nota-se que as crianças desta faixa etária têm noção sobre as questões do meio ambiente, assim como a sua preservação. Porém, ainda faltam estudos para que este assunto faça parte da disciplina de Ciências com eficácia e de forma assídua dentro dos parâmetros escolares. A conscientização sobre o tema não é apenas em conteúdo, mas para preservar a vida da Terra como um todo, com qualidade de vida para gerações futuras.
Abstract: Environmental education is learning how to manage the relationship between human society and the environment. The school is one of the prime locations for conducting environmental education, either within an institution of public education or private. The text aims to verify that the overall theme is the environment working in daily school life of the students of 5th year, through a questionnaire survey of students. We note that children this age are aware of the issues of the environment, as well as their preservation, however, there are still studies that this subject is part of the discipline of science effectively and assiduously within school settings. Awareness of the issue is not only in content, but to preserve the life of the earth as a whole, with quality of life for future generations.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4360
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_68.pdf743,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.