Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4382
Título: A interdisciplinaridade da educação ambiental no ensino fundamental
Autor(es): Souza, Melissa Sommer Miranda de
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Interdisciplinary approach in education
Environmental education
Science - Study and teaching
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SOUZA, Melissa Sommer Miranda de. A interdisciplinaridade da educação ambiental no ensino fundamental. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa apresenta como tema a interdisciplinaridade da Educação Ambiental (EA) no ensino formal. É notório que a questão ambiental vem sendo discutida e vivenciadas em âmbito mundial. Na educação foi inserida como tema transversal, rompendo assim, as barreiras entre as disciplinas de forma interdisciplinar. Por isso o objetivo geral desse trabalho foi analisar como a escola e seus profissionais da educação vem desenvolvendo em seu contexto curricular a Educação Ambiental numa perspectiva interdisciplinar como determina os Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Thereza Colette Ometto, Município de Araras/SP com professores de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A análise e coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário aos docentes, para melhor compreensão de como a EA, vem sendo contextualizada dentro das disciplinas do Ensino Fundamental. Observou-se que a EA nesta escola não é apenas “utopia”. Mesmo havendo algumas resistências e dificuldades em integrá-la em seu currículo escolar, a escola, vem trabalhando juntamente com os professores e alunos de forma contínua, sua implantação em sala de aula e em suas práticas, através de ações e propostas pedagógicas educativas, integrando assim todo corpo docente, alunos e comunidade.
Abstract: This research paper presents the theme of the interdisciplinary Environmental Education (EE) in formal education. It is clear that the environmental issue has been discussed and experienced worldwide. Education was included as a transversal theme, thus breaking down the barriers between disciplines in an interdisciplinary way. Therefore the general objective of this work was to analyze how the school and its education professionals has developed its curriculum in the context of environmental education from an interdisciplinary perspective determines how the National Curriculum Guidelines. The research was conducted at the Escola Municipal Thereza Colette Ometto, Municipality of Araras/SP with teachers from 6th to 9th grade of elementary school. The analysis and data collection was done through a questionnaire to teachers, for better understanding of how EA has been contextualized within the disciplines of Basic Education. It was observed that the EA is not only this school 'Utopia". Even with some resistance and difficulties in integrating it into their curriculum, the school has been working together with teachers and students continuously, its implementation in the classroom and in their practices, through actions and educational educational proposals, integrating so all faculty, students and community.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4382
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_61.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.