Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4408
Título: A importância dos jogos e brincadeiras a alfabetização dos alunos do 1º ano do ensino fundamental
Autor(es): Aguayo, Maíza Iridã Bachixta Dias
Orientador(es): Hellmann, Liliane
Palavras-chave: Brincadeiras
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem
Play
Child development
Learning
Data do documento: 23-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: AGUAYO, Maíza Iridã Bachixta Dias. A importância dos jogos e brincadeiras a alfabetização dos alunos do 1º ano do ensino fundamental. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Os métodos educacionais e as dificuldades em adequar uma metodologia que dê certo no processo de ensino e aprendizagem, sempre foram questões muito pensadas e discutidas entre educadores. O processo de alfabetização necessita de métodos que desafiem e motivem o aluno para alcançar o conhecimento. Nesse sentido o presente trabalho aborda a importância dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização de alunos do 1º ano do ensino fundamental. A fim de analisar se a forma de aprender se altera quando o método de trabalho é diferenciado aplicou-se em uma turma do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Foz do Iguaçu, durante um período de tempo uma metodologia tradicional, com aulas totalmente expositivas, atividades xerocadas e atividades do livro e após esse período uma metodologia mais lúdica, com a inserção de jogos e brincadeiras correlacionados ao referencial teórico e que permitiram chegar às conclusões desta monografia. O resultado desse estudo comprovou que o lúdico deve fazer parte dos ambientes escolares e que a criança aprende com muito mais naturalidade quando os conteúdos propostos são aplicados com a utilização de jogos e brincadeiras, isso porque o brincar faz parte do cotidiano do ser humano. O professor precisa sempre buscar meios e materiais lúdicos para que a criança fique mais atenta e concentrada durante as aulas, pois os métodos lúdicos são muito benéficos à aprendizagem e ainda diminuem as situações de indisciplina dentro da escola, por serem compostos de normas e regras o que mobiliza na criança a construção dos seus limites enquanto ser social.
Abstract: The educational methods and the difficulties in adjusting a methodology that fits the teaching learning process were always issues that were thought and discussed a lot among educators. The process of alphabetizations needs methods that challenge and motivate the student to reach knowledge. This way, the present research broaches the importance of games and playing in the alphabetization process of students from the first year of primary school. In order to analyze if the way of learning alters itself when the work methods change, this research was done with a group of the first year of primary school from a public school of the city of Foz do Iguaçu, during the first period of the project applying the traditional methodology, with totally expositive classes, Xeroxed activities a activities from the book, and after this period a more ludic methodology, with the insertion of games correlated to the theoretical referential that allowed this research to reach the conclusions of this monograph. The result of this research proved that the ludic must be a part of the school environment and that the child learns much more naturally when the subjects proposed are applied through the use of games and playing, that is because playing is a part of the human beings’ quotidian. And the teacher always needs to search for new ludic means and materials, so that the child becomes more attentive and concentrated during classes, because the ludic methodology is beneficial to learning and dimish the situations of the indiscipline inside the school, because the games are made of rules and principles that mobilizes the child in the construction of his/her limits as a social being.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4408
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_58.pdf764,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.