Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4410
Título: A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente
Autor(es): Ribeiro, Márcia Vieira
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Crianças de aprendizagem lenta
Rendimento escolar
Capacidade de aprendizagem
Slow learning children
Academic achievement
Learning ability
Data do documento: 14-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: RIBEIRO, Márcia Vieira. A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar os benefícios da sala de apoio no processo de aprendizagem, relativo às disciplinas de matemática e português, dos alunos que cursam o 6º ano do ensino fundamental. Para isso utilizou-se a análise da documentação referente aos registros de evolução dos alunos das Salas de Apoio a Aprendizagem, associada a uma breve análise da visão dos 4 professores vigentes, tanto sobre os alunos que frequentam o ambiente, quanto a respeito do desenvolvimento do sistema em si. A partir dos dados coletados, da análise dos relatórios e pesquisa da percepção dos professores que atuam neste campo foi possível explicitar a relevância da existência das salas de apoio no que diz respeito ao auxílio no aprendizado de qualidade dos alunos ou a ineficiência da mesma em relação a determinados alunos, bem como os pontos que ainda deixam a desejar relacionados ao sistema, a necessidade de melhora para a promoção do desenvolvimento aprendizagem dos alunos.
Abstract: The present study aimed to verify the benefits of the resource room in the learning process concerning math and Portuguese, the students who attend the 6th grade of elementary school. For this we used the analysis of the documentation relating to the records of the progress of students learning support rooms, together with a brief analysis of the current view of 4 teachers, both on students attending the environment, as about the development of system itself. From the data collected, the analysis of reports and research on the perceptions of teachers who work in this field has been possible to explain the relevance of the existence of support rooms with regard to aid learning quality of students or the inefficiency of the same relative individual pupils, as well as items that are falling short related system, the need for improvement to promote students' learning development.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4410
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_60.pdf396,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.