Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4414
Título: A relação entre o professor e alunos frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação na educação
Autor(es): Pio, Maria do Carmo
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Didática
Ensino - Meios auxiliares
Educational technology
Didatics
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PIO, Maria do Carmo. A relação entre o professor e alunos frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação na educação. 2013. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso das mídias na educação tratou-se de uma Pesquisa de Campo, levantando informações acerca da relação dos professores e alunos em relação às novas tecnologias, novas mídias e o mundo digital, inicialmente buscou-se uma fundamentação em livros, revistas, artigos, teses, dissertações, publicados, impressos e da internet. Num segundo momento realizou-se a pesquisa de campo junto a professores e alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental, de uma escola estadual da cidade de Umuarama, Paraná. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as dificuldades dos docentes na aplicação das TICs na sala de aula, suas inseguranças e suas expectativas o confronto na era digital entre professor e aluno que vive conectado e já não tem mais interesse nos modelos de aulas tradicionais. Abordaram-se assuntos como prática pedagógica, tendências pedagógicas e tecnologias da informação e comunicação (TICs), e tecnologia digital. Sabe-se que os alunos já vêm pra escola inserida na era digital, mas a escola ainda está muito aquém das propostas de inserção dessas novas mídias na educação, principalmente na escola pesquisada. Apesar de muitas destas tecnologias estarem presentes nesta escola, o processo de incorporação dos professores em suas aulas ainda esta a passos lentos, mesmo com a pressão da modernização na educação, muitos educadores mantém a forma tradicional de ensinar, usando apenas quadro, giz e livro didático, alguns simplesmente por não aceitarem tais inovações. Com essa pesquisa foi possível perceber que apesar de algumas resistências, as tecnologias modernas estão chegando aos poucos na escola pesquisada dando origem a novas técnicas de ensino, estimulando os alunos na reflexão crítica da realidade em que vivem, além de estimular e transformar o professor em um orientador, mediador, que caminha junto com o aluno em busca da construção do conhecimento e do saber.
Abstract: This work had as thematic use of media in education, treated in a Field Research, picking up information about the relationship of teachers and students in relation to the new technologies, new media and the digital world, initially sought to reasoning in books, magazines, articles, theses, dissertations, published, printed and internet. In a second moment took place if the field research among the teachers and students of Elementary and Elementary Middle school, a public school of the city of Umuarama, Paraná State. The main objective of the research was to identify the difficulties of teachers in the application of ICTs in the classroom, their insecurities and their expectations the confrontation in the digital era between teacher and student that lives connected and have no more interest in models of traditional classes. It Addressed issues such as pedagogical practice, pedagogical trends and information and communication technologies (ICTs), and digital technology. It is known that the students have already come to school entered in the digital era, but the school is still very short of proposals of insertion of these new media in education, mainly in school researched. Although many of these technologies are present in this school, the process of incorporation of teachers in their classes is still in slow steps, even with the pressure of modernisation in education, many educators maintains the traditional way to "teach", using only instrument/chalk and textbook, some simply by not accepting such innovations. With this study it was possible to realize that in spite of some resistance, the modern technologies are arriving gradually at the school investigated, giving rise to new techniques of teaching, encouraging the students in critical reflection of the reality in which they live, as well as to stimulate and transform the teacher in a tutor, mediator, who walks along with the student in search of construction of knowledge and knowing.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4414
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_64.pdf954,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.