Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4417
Título: Afetividade: um estudo de caso relacionado à dificuldade de aprendizagem
Autor(es): Littig, Neusa Marli Rauch
Orientador(es): Lima, Ivone Carletto de
Palavras-chave: Educação afetiva
Aprendizagem
Baixo rendimento escolar
Affective education
Learning
Underachievers
Data do documento: 6-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: LITTIG, Neusa Marli Rauch. Afetividade: um estudo de caso relacionado à dificuldade de aprendizagem. 2013. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como temática o vínculo afetivo, como um fator a interferir na aprendizagem. A pesquisa apresenta como objetivo, identificar a importância do vínculo no processo ensino aprendizagem, se a quebra de vínculos entre aluno e professor, afeta o desempenho acadêmico e escolar. As dificuldades de aprendizagem, decorrentes do vínculo afetivo não estruturado ou afetado da criança em relação ao objeto de aprendizagem e ao seu docente. Como o professor e escola, podem identificar essas dificuldades e encaminhá-la à um profissional para que se possa fazer uma avaliação e a devida intervenção. A importância e a qualidade dos vínculos estabelecidos, no ambiente escolar, possibilitando os relacionamentos da criança com as pessoas envolvidas no processo ensino aprendizagem. Como a escola deve conduzir esses processos para que a criança tenha possibilidade de desenvolver-se emocional e cognitivamente. Descreve os instrumentos psicopedagógicos utilizados no processo de avaliação, e a finalidade do uso de cada um deles. Por meio de um estudo de caso, apresenta as consequências do vínculo não estabelecido, como causa das dificuldades de aprendizagem de uma criança de 7 anos frequentando o 3* ano do Ensino Fundamental, que foi avaliada por equipe multidisciplinar. Além das devidas recomendações e indicações de intervenção nesta situação.
Abstract: This work has as its theme the affective bond, as a factor to interfere with learning. The research has aimed to identify the importance of the bond in the learning process, the breaking of ties between student and teacher, and school affects academic performance. Learning difficulties arising from the affective bond unstructured or affected the child in relation to the object of learning and their teaching. As the teacher and school can identify these difficulties and refer her to a professional so that you can make a proper assessment and intervention. The importance and quality of the links established in the school environment, allowing the child's relationships with those involved in the learning process. As the school must conduct these processes so that the child has been able to develop emotionally and cognitively. Psychopedagogic describes the instruments used in the evaluation process, and the purpose of use of each. Through a case study, presents the consequences of the bond is not established as a cause of learning difficulties of a 7 year old attending the 3 * year of elementary school , which was evaluated by a multidisciplinary team. Besides the proper recommendations and indications for intervention in this situation.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4417
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_67.pdf6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.