Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4434
Título: Possíveis causas da evasão escolar e de retorno na educação de jovens e adultos
Autor(es): Freire, Rose Hélida Astolfo
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Evasão escolar
Evasão escolar na educação de adultos
Educação de adultos
Dropouts
Adult education dropouts
Adult education
Data do documento: 2-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FREIRE, Rose Hélida Astolfo. Possíveis causas da evasão escolar e de retorno na educação de jovens e adultos. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as principais causas da evasão escolar de alunos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em nível de Ensino Médio de um Centro de EJA, com abordagem teórica sobre os principais desafios da educação brasileira, e um breve histórico da educação de jovens e adultos no Brasil, o que culminou com o objeto central dessa pesquisa que foi estabelecer um estudo sobre a evasão escolar na EJA. A pesquisa foi realizada mediante elaboração e aplicação de questionários aos docentes pertencentes a um Centro de EJA localizado no município de Paranavaí. O questionário aplicado abordou desde a formação do professor até quais as principais dificuldades para o ensino na EJA, além das principais causas da evasão escolar nessa modalidade de ensino. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 50% dos entrevistados são jovens pertencentes à faixa etária de 20 a 29 anos e 38% destes, lecionaram menos de 1 ano na EJA. Outro dado relevante dessa pesquisa foi constatar que 59% dos docentes não possui nenhum curso na área da EJA, o que pode comprometer a prática pedagógica desenvolvida pelos mesmos nesta modalidade de ensino e também, de acordo com 50% dos professores entrevistados, o principal motivo para interrupção dos estudos é a dificuldade que os alunos possuem de conciliar o tempo de estudo e do trabalho. Diante de tudo o que foi exposto evidencia-se que a evasão escolar na EJA é motivada por diversos fatores, tais como: dificuldade para conciliar o tempo de estudo e do trabalho, o cansaço físico e também o desinteresse dos educandos pelos estudos, porém, é inegável que esse abandono dos estudos é prejudicial para o futuro dos mesmos, pois a conclusão dos estudos é requisito básico para o ingresso no mercado de trabalho.
Abstract: This work was developed with the aim of identifying the main causes of dropout students in the form of Youth and Adults at the level of a high school center EJA theoretically about addressing the main challenges of the Brazilian education, and also developing a brief history of the education of youth and adults in Brazil, culminating in the approach to truancy in the EJA. The survey was conducted by compiling and questionnaires to teachers belonging to a center EJA located in the municipality from Paraná. The questionnaire addressed since the formation of the teacher until the main difficulties for teaching in adult education and what are the main causes of truancy in these services. Through the analysis of the data collected, it was found that 50% of respondents are young people who are aged 20-29 years and 38% of these, taught at least 1 year in adult education and other relevant data is that 59% has no course in the field of adult education, which can compromise the pedagogical practice developed by this same type of education as well, according to 50% of the teachers interviewed, the main reason for discontinuation of studies is the difficulty that students have time to reconcile study and work. Given all of the above it is clear that truancy in the EJA is motivated by several factors, such as difficulties in initiating the study time and labor, physical fatigue and also the lack of interest among students in the studies, however, is undeniable that quitting school is detrimental to the future of the same, because the conclusion of the studies is basic to enter the job market requirement.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4434
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_74.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.