Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4436
Título: Possibilidades do currículo da escola de tempo integral
Autor(es): Szezerbatz, Rosemari Aparecida Pedroso
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Currículos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação - Estudo e ensino
Education - Curricula
Interdisciplinary approach in education
Education - Study and teaching
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SZEZERBATZ, Rosemari Aparecida Pedroso. Possibilidades do currículo da escola de tempo integral. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática buscar informações acerca da escola em tempo integral. Antes mesmo de pensar em tempo integral é preciso refletir sobre a educação integral. O ser humano é composto de sua diversidade, histórica, cultural, econômica, afetiva, física, cognitiva, enfim, o ser humano é um ser em desenvolvimento. Portanto, a escola vem para atender a necessidade urgente de formar cidadãos capazes de atual ativamente na sociedade, mas também, reconhecer-se como uma das peças que a compõe. Não é tarefa fácil a da instituição escolar, pois, os alunos chegam à escola com uma história de vida que se inicia desde o ventre, com todas as vivências, quer sejam boas ou más. A escola de tempo integral deverá incluir em seu currículo, atividades que favoreçam o desenvolvimento das potencialidades, na qual irá influenciar decisivamente no cotidiano fora da escola. Os alunos de hoje, não são mais os mesmos que há cinco ou dez anos atrás. Há de se pensar que, as necessidades são das mais diversas possíveis e a escola precisa estar atenta e sensível para corresponder às expectativas sociais. Ao falar em expectativas sociais refiro-me às mazelas da sociedade que em muitos casos prevalecem sobre a rotina escolar. Superar esse desafio e tirar essas crianças da situação de vulnerabilidade é o passo gigantesco que se pretende alcançar, porém nada se fará, se antes, não reeducarmos o nosso olhar frente a educação e ao cidadão.
Abstract: This work had as theme for information regarding the school full-time. Before you even think full-time need to reflect about integral education. The human being is composed of its diversity, historical, cultural, economic, physical, cognitive, affective, anyway, the human being is a being in development. So the school coming to meet the urgent need to form citizens capable of current actively in society, but also recognized as one of the parts which compose it. Is no easy task to the school institution, therefore, students arrive at school with a life story which starts from the womb, with all the experiences, whether good or bad. The full-time school should include in its curriculum, activities that encourage the development of potential, which will influence decisively in daily life outside of school. The students of today are no longer the same as five or ten years. One has to think, needs are the most diverse possible and the school needs to be attentive and sensitive to match social expectations. When speaking in social expectations mean the ills of society that in many cases prevail over the school routine. Overcome this challenge and get these kids of the situation of vulnerability is the giant step intended to achieve, however nothing will be done, if not reeducarmos our look forward to education and to the citizen.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4436
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_89.pdf183,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.