Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4440
Título: Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná
Autor(es): Romero, Thaís Sartori
Orientador(es): Obana, João Enzio Gomes
Palavras-chave: Inclusão escolar
Ensino - Metodologia
Down, Síndrome de
Mainstreaming in education
Teaching - Methodology
Down syndrome
Data do documento: 26-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ROMERO, Thais Sartori. Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o desenvolvimento da criança portadora da Síndrome de Down por meio de estudo de caso a fim de apresentar as habilidades e capacidades que possui uma criança com esta necessidade especial educacional, buscando a compreensão de seu processo de ensino aprendizagem, tomando por base um aluno de uma escola especial localizada em uma cidade do extremo noroeste do Paraná. O trabalho ainda busca refletir por meio da análise como ocorre o desenvolvimento cognitivo da pessoa com Síndrome de Down focalizando o valor de compreender as características e identificar a importância dos estímulos adequados para o desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down para a família e aos professores atuantes de como estimular adequadamente essa criança proporcionando-lhe uma aprendizagem significativa, uma vez que o acesso à escola deve contribuir consideravelmente para o processo de desenvolvimento humano, pois é por meio dela que o portador de necessidades educacionais especiais é integrado socialmente, a partir da apreensão das normas e regras que são definidas pelo grupo sócio-cultural, incluindo cada vez mais a família nesta missão.
Abstract: This work had as its theme the development of children with Down Syndrome through case study to present the skills and capabilities that has a child with this special need education, seeking to understand the process of teaching and learning, by taking basis of a student in a special school located in a city in the extreme northwest of Paraná. The work aims to reflect walks through analysis and cognitive development of individuals with Down syndrome occurs focusing on the value of understanding the characteristics and the importance of identifying suitable for the development of people with Down syndrome family stimuli and teachers working how to properly stimulate the child providing you with a meaningful learning, as access to school should contribute significantly to the process of human development, for it is through it that the bearer of special educational needs is socially integrated from the apprehension of norms and rules that are defined by socio - cultural group, including increasingly family in this mission.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4440
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_100.pdf241,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.