Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4443
Título: Encaminhamentos pedagógicos sócios interacionistas para o ensino fundamental I
Autor(es): Barbosa, Flaviany Gomes de Moura Botelho
Orientador(es): Ribeiro, Janete Santa Maria
Palavras-chave: Alfabetização
Interacionismo simbólico
Ensino - Meios auxiliares
Literacy
Symbolic interactionism
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: BARBOSA, Flaviany Gomes de Moura Botelho. Encaminhamentos pedagógicos sócios interacionistas para o ensino fundamental I. 2013. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como temática a investigação dos encaminhamentos pedagógicos adotados na alfabetização de crianças matriculadas no ensino fundamental I, em específico nas 1º e 2º séries, sob a perspectiva do sócio interacionismo. A pesquisa foi realizada no Colégio Global de Umuarama, escola que fundamenta sua proposta pedagógica na mesma teoria. Inicialmente foi realizada uma abordagem geral sobre o construtivismo, base de apoio para o surgimento do interacionismo, e posteriormente foi realizada uma breve revisão bibliográfica sobre alguns teóricos defensores do interacionismo como metodologia de ensino. Para operacionalizar a pesquisa de campo, investigou-se a prática pedagógica em comparação à teoria realizada no Colégio Global de Umuarama.
Abstract: This work was the subject of investigation adopted in teaching literacy referrals of children enrolled in elementary school, in particular in the 1st and 2nd series, from the perspective of social interactionism. The research was conducted at the Global Umuarama school that is based on the same theory. Initially it held a general approach on constructivism, a support for the emergence of interactionism, and then we provide a brief literature review on some theoretical advocates of interactionism as teaching methodology. To complete the survey, we investigated the pedagogical practice compared to theory held at the Global College of Umuarama.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4443
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_106.pdf13,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.