Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4445
Título: Importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Beraldi, Elzita de Moraes
Orientador(es): Carvalho, Andriele de Prá
Palavras-chave: Educação afetiva
Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Affective education
Learning
Child development
Data do documento: 14-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: BERALDI, Elzita de Moraes. Importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A pesquisa em questão teve o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. A presente investigação foi desenvolvida através de uma pesquisa bibliográfica, mediante análise sistemática de livros, sites da internet, tendo como base autores como Cunha (2008), Freire (2004), Libâneo (1991), Oliveira (2001) Piaget (1975), Saltini (2008), Vygotsky (1998), entre outros. Os dados analisados nos permitem constatar que o uso da afetividade como instrumento melhora e proporciona qualidade na aprendizagem, trazendo retornos positivos na aquisição de conhecimentos dos conteúdos e na formação do aluno para a vida, sabendo articular respeito, amor e carinho em uma interação com as demais pessoas buscando assim um mundo melhor. O objetivo do estudo foi relatar o desenvolvimento da criança através da relação afetiva como influência positiva, que pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The research project aimed to increase knowledge of the importance of affectivity in the teaching-learning process in the final years of primary school. This research was developed through a literature search through systematic analysis of books, web sites, based on authors like Cunha (2008 ), Freire (2004 ), Libâneo (1991), Oliveira (2002) Piaget (1975 ), Saltini (2008), Vygostky (1998), among others. The data analyzed allow us to state that the use of affect as a tool and provides better quality in learning , bringing positive returns in acquiring knowledge of the content and the student's education for life, knowing articulate respect, love and affection in an interaction with the others just seeking a better world. The aim of the study was to report the child's development through affective relationship as positive influence, which can facilitate the process of teaching and learning.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4445
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_112.pdf205,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.