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Título: A linguagem midiática em sala de aula
Autor(es): Venciguera, Mariângela Romeiro Marques
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Adolescência
Posicionamento (Publicidade)
Análise crítica do discurso
Adolescence
Positioning (Advertising)
Critical discourse analysis
Data do documento: 6-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: VENCIGUERA, Mariângela Romeiro Marques. A linguagem midiática em sala de aula. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como temática o trabalho pedagógico da linguagem midiática, através de anúncios publicitários, nas aulas de Língua Portuguesa, especificamente em uma turma de 8º ano de um colégio estadual da cidade de Terra Rica, Estado do Paraná. Em uma sociedade em constantes transformações tecnológicas, faz-se de suma importância considerar o papel que as mídias exercem na vida das pessoas, e no caso em específico, analisar a influência que a publicidade exerce na vida dos adolescentes. As imagens publicitárias, apesar de criativas de engraçadas, apresentam várias estratégias de persuasão que são utilizadas para coagir inconscientemente o leitor ou consumidor, fazendo que desta forma ele não perceba que está sendo influenciado. A adolescência é um período de descobertas e formação das bases sólidas que nortearão as práticas sociais cidadãs, e por isso, a utilização da linguagem midiática em sala de aula pode em muito contribuir para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo da realidade social, uma vez que os alunos geralmente não conseguem perceber as estratégias empregadas que visam prender a atenção e induzir o consumo desnecessário. Para que fosse possível conhecer o objeto de estudo e o sujeito pelo qual ele é direcionado, em uma primeira instância a pesquisa foi bibliográfica, buscando na literatura existente teorias sobre análise do discurso, discurso midiático, as estratégias de persuasão, a relação entre a mídia e a sociedade, a contextualização da cultura juvenil e importância da utilização da propaganda como material pedagógico. Em segundo momento, a pesquisa configurou um trabalho de campo, através da aplicação de um questionário aos alunos, que visou traçar um panorama de como está o pensamento do educando em relação ao tema, o comportamento de consumo e como o assunto está sendo tratado dentro da escola. Com base nos dados coletados foi elaborada uma atividade em forma de discussão e debate em sala que aula, que apresentou duas propagandas do tema cigarro e objetivou desenvolver nos alunos a reflexão e conhecimento aplicado das estratégias de persuasão. Finalmente o estudo mostrou que a maioria dos adolescentes são influenciados pela mídia propagandística, seja para estar dentro da moda ou para seguir certos padrões impostos pelos amigos. Outros resultados comportamentais interessantes também foram apontados e por fim concluiu-se que a utilização da linguagem midiática em sala de aula, por ser uma materialidade do dia-a-dia do educando, faz com que ele se sinta interessado, e é um rico instrumento pedagógico, viabilizando, sem dúvida, o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes.
Abstract: This research had as thematic the pedagogical work of media language, through advertisements, in Portuguese Language classes, specifically in a 8th grade class of a state college in the city of Terra Rica, state of Paraná. In a society in constant technological transformations, it’s very important to consider the role that the media practice in people’s life, in the specific case, to analyze the influence that the publicity practices in adolescent’s life. The advertising images, despite of being creative and funny, present several persuasion strategies that are used to coerce unconsciously the reader or consumer, making thereby he/she doesn’t percept that is being influenced. The adolescence is a period of discoveries and formation of the solid bases that will guide the social and citizen practicing, and because of that, the use of media language in class can contribute a lot for the development of the critical and reflexive sense of the social reality, once that the students generally can´t realize the strategies placed that aim holding the attention and induce the unnecessary consumption. To become possible to know the object of study and the subject that it is directed, in a first moment the research was bibliographical, searching in the literature theories about discourse analysis, media discourse, the persuasion strategies, the relation between media and society, the contextualization of young culture and the importance of using the advertisements as a pedagogical material. In a second moment, the research configured a field research, through the application of a questionnaire with the students, which aimed draw a picture of how is the student’s impression in relation to the theme, the consumer behavior and how the theme is being approached inside the school. Based on the collected data, it was prepared an activity of discussion in class, that showed two advertisements about smoking and objectified to develop in the students the reflection and knowledge applied about the strategies of persuasion. Finally, the study showed that most of the adolescents are influenced by advertisement media, can it be for being inside fashion or to follow the standard imposed by friends. Another interesting behavior results also were showed and lastly it was concluded that the using of media language in class, because of being a materiality of the student’s day to day, makes that he/she feels interested, and it is a rich pedagogical instrument, enabling, without doubts, the development of critical and awareness citizens.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4455
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