Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4458
Título: Estratégias para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista
Autor(es): Pelin, Leonice
Orientador(es): Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Palavras-chave: Autismo
Inclusão escolar
Estratégias de aprendizagem
Autism
Mainstreaming in education
Learning strategies
Data do documento: 23-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PELIN, Leonice. Estratégias para a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática estratégia para a inclusão de alunos com Transtornos do espectro Autista. A revisão da literatura utilizou-se as noções do autismo, transtornos funcionais específicos, inclusão na escola, crianças com necessidades especiais na escola e o papel da escola inclusiva, estratégias de inclusão para alunos com Transtorno Espectro do Autismo. Este trabalho final de curso mostra uma visão ampla sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais, na sociedade como um todo, principalmente no ambiente escolar. E para que essa inclusão seja possível, é necessário que toda a comunidade escolar tenha conhecimento sobre a natureza das necessidades especiais, a fim de que o espaço escolar seja um lugar onde possa oferecer as possibilidades do desenvolvimento pleno do aluno. A partir das fontes pesquisadas, de autores como Medeiros (2010), foi possível identificar estratégias pedagógicas que favorecem a inclusão de alunos com Transtorno Espectro do Autismo. Também foram selecionadas algumas atividades para trabalhar a socialização e a interação social. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que existem estratégias de inclusão escolar para alunos com Transtorno Espectro do Autismo e que são possíveis as práticas pedagógicas mediante a um atendimento individualizado, com recursos pedagógicos mediante a proposta elaborada por Medeiros (2010).
Abstract: This work was thematic strategy for the inclusion of students with autism spectrum disorders. The literature review was used notions of autism, specific functional disorders, inclusion in school, children with special needs in the school and the role of inclusive school, inclusion strategies for students with Autism Spectrum Disorder. This final course work shows a wide view on the inclusion of people with special needs in society as a whole, especially at school. And that such inclusion is possible, it is necessary that the whole school community is aware of the nature of special needs, so that the school environment is a place where I can offer the possibilities of full development of the student. From researched sources, authors like Medeiros (2010), it was possible to identify teaching strategies that promote the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. Were also selected some activities to work socialization and partner interaction. From the results obtained, it is concluded that there are strategies for school inclusion for students with Autism Spectrum Disorder and that are possible through individualized care with educational resources through the proposal prepared by Medeiros (2010), pedagogical practices.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4458
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_96.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.