Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4462
Título: O livro didático e a organização do currículo pelo professor de física no ensino médio
Autor(es): Aguiar, Camila Ferreira
Orientador(es): Garcia, Nilson Marcos Dias
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Professores de física
Livros didáticos - Influência
Professores - Participação no planejamento curricular
Physics - Study and teaching
Physics teachers
Textbooks - Influence
Teacher participation in curriculum planning
Data do documento: 15-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: AGUIAR, Camila Ferreira. O livro didático e a organização do currículo pelo professor de física no ensino médio. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Busca verificar como o livro didático de Física influencia a organização do currículo desenvolvido pelo professor dessa disciplina em sua atividade docente. A partir de uma breve revisão das diversas teorias de currículo e de alguns aspectos dos livros didáticos, procura-se estabelecer o papel por eles desempenhado como um dos grandes orientadores curriculares. O trabalho de campo é desenvolvido através de uma observação não participante das aulas de um professor de Física de uma escola pública estadual, principalmente em relação à presença e uso do livro didático de Física em suas aulas. Tomando como referência o Plano de Trabalho Docente do professor e o observado nas aulas, verifica-se haver um distanciamento entre o escrito e o praticado e uma estreita relação entre a prática docente e o prescrito no livro adotado. Evidencia-se assim o seu papel como orientador do currículo praticado pelo professor.
Abstract: This study aims to investigate how the Textbook of Physics influences the Curriculum organization developed by the Physics teacher in his teaching activity. Based on a brief review of Curriculum Theories and on some aspects of the Textbook, an attempt is establish its role how one of the great guides of curriculum. The fieldwork was developed through a non participating observation of the classes from a Physics teacher of a Public High School, mostly about the presence and use of the Physics Textbook in his classes. Based on the teacher’s work plan and the observation in the classes, is observed a distance between the written and practiced, and the close relationship between teaching practice and the requirements of adopted Textbook, so it is evident its role as a guiding curriculum practiced by the teacher.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4462
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2015_1_01.pdf879,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.