Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4467
Título: Produção de microcontos por alunos do ensino fundamental: da produção à divulgação
Autor(es): Petermann, Rafael
Orientador(es): Ribeiro, Janete Santa Maria
Palavras-chave: Língua materna - Estudo e ensino
Alfabetização
Ensino - Metodologia
Native language - Study and teaching
Literacy
Teaching - Methodology
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PETERMANN, Rafael. Produção de microcontos por alunos do ensino fundamental: da produção à divulgação. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente trabalho visa apresentar uma proposta de sequência didática para o trabalho com gênero microconto nos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho baseia-se nas teorias de Lopes-Rossi(2011), Rocha (2012) e Schneuwly e Dolz (2004) para discutir a Sequência Didática. Apresenta-se neste projeto inicialmente uma revisão de literatura sobre gêneros discursivos, microcontos, práticas literárias no ciberespaço. No segundo momento coloca-se a metodologia da pesquisa e a discussão dos resultados, a partir dos quais é elaborada a sequência proposta, contando com um plano de ensino para o professor e o material do aluno. Por fim, no terceiro momento são apresentados os apêndices com o questionário aplicados, material do aluno e plano de ensino para o professor.
Abstract: This paper presents a proposal for a teaching sequence for working with gender microconto in the final years of elementary school. The paper is based on the theories of Lopes-Rossi (2011), Rocha (2012) and Schneuwly and Dolz (2004) to discuss the Teaching Sequence. We present in this project initially a review of literature on speech genres, microcontos, literary practices in cyberspace. In the second phase there is the research methodology and discussion about results, from which the proposal sequence is drawn up, with a teaching plan for teacher and student materials. Finally, the third time there are the appendices: applied questionnaire, student materials and syllabus for the teacher are presented.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4467
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_108.pdf670,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.