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Título: Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira
Autor(es): Melo, Thiago Benitez de
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Aspectos políticos
Cultura - Estudo e ensino
Language and languages - Study and teaching
Language and languages - Political aspects
Culture - Study and teaching
Data do documento: 4-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: MELO, Thiago Benitez de. Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: No cenário transfronteiriço Brasil-Paraguai-Argentina percebemos a complexidade social vigente e os conflitos identitários que insistem em apontar para a questão: “quem sou eu?”. Concomitantemente, no ambiente escolar brasileiro, vemos a imersão cada vez maior de alunos paraguaios que atravessam todos os dias as fronteiras físicas para estudar nas escolas brasileiras com a esperança de terem um futuro prodigioso e promissor, mas com a insegurança e o medo de não alcançarem o sucesso escolar por alguns “empecilhos culturais”, como a língua, por exemplo. É desta forma que as identidades sociais vão se contradizendo e se fragmentando. Objetivamos, dessa maneira, discutir e averiguar como são construídas as identidades desses alunos no contexto escolar de fronteira e quais as representações que eles têm acerca da diversidade linguística e sociocultural da região em que vivem e de si mesmos, ou seja, quais as representações construídas através de olhares para si. Para tanto, realizamos, por meio de uma pesquisa interdisciplinar, entrevistas não estruturadas com alunos do contexto escolar transfronteiriço. A pesquisa em questão é de cunho etnográfico e amparamo-nos nas perspectivas teóricas da Linguística Aplicada Crítica, dos Estudos Antropológicos, da Teoria Crítica do Discurso e dos Estudos Culturais.
Abstract: In the border Brazil-Paraguay-Argentina we notice social complexity and identity conflicts that persist in pointing to the question: "who am I?". In the brazilian school environment, the increasing immersion students Paraguayans who cross every day physical boundaries to study in Brazilian schools are rising with the hope of having a better future, but with insecurity and fear of not achieving academic success by some "cultural obstacles" such as language, for example. This is how social identities will be contradicting and fragmenting. We aim, in this paper, discuss and investigate how identities are constructed of these students in the school boundary and what representations they have about the sociocultural and linguistic diversity of the region they live in and of themselves. Thus, we performed through interdisciplinary research, unstructured interviews with students from the school context border. The research in question is ethnographic and based on the theoretical perspectives of Critical Applied Linguistics, Anthropological Studies, Critical Discourse Theory and Cultural Studies.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4480
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