Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4486
Título: Dificuldades de aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma reflexão com alfabetizadores da EJA
Autor(es): Carbone, Solange Aparecida Beletato
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Aprendizagem de adultos
Alfabetização de adultos
Baixo rendimento escolar
Adult learning
Adult literacy
Underachievers
Data do documento: 14-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: CARBONE, Solange Aparecida Beletato. Dificuldades de aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma reflexão com alfabetizadores da EJA. 2013. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática as Dificuldades de aprendizagem na educação de jovens e adultos, abordando breve retrospectiva da história da EJA, ressaltando os percalços pelo qual passou essa modalidade. Ainda transcorre rapidamente sobre o letramento e alfabetização da EJA, como pode ser entendida esses processos e o melhor desempenho. Das dificuldades enfrentadas pelos educadores ao cumprir seu papel e também as dificuldades dos alunos que passam pela escola tardiamente e enfrentam diversos problemas sejam eles de ordem social, física ou intelectual. Abrange também os desafios que o educando enfrenta. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa de campo com professores e alunos e com o embasamento bibliográfico disponível, almejando contribuir para uma melhor educação, com visão, reflexão, consciência e senso crítico.
Abstract: This work was the theme Learning disabilities in yout hand adults, addressing brief review of the history of the Yout hand Adult Education, highlighted the struggles you've gone through this modality. Still takes place over quickly on literacy and literacy EJA, as these processes canbe understood and better performance. The difficulties faced by educators to fulfill their role and also the difficulties of the students Who pass through the school late and face several problems be they social, physical or intellectual. It also covers the challenges faced in educating EJA. All work has been developed from Field research with teachers and students with the foundation literature available, aiming to contribute to a better education, with vision, reflection, awareness and critical thinking.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4486
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_91.pdf241,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.