Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4496
Título: A representação da mulher no livro didático de história
Autor(es): Pereira, Alline Mikaela
Orientador(es): Carvalho, Andriele de Prá
Palavras-chave: Livros didáticos - Influências tendenciosas
Mulheres
Análise de conteúdo (Comunicação)
Textbook bias
Women
Content analysis (Communication)
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PEREIRA, Alline Mikaela. A representação da mulher no livro didático de história. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O Trabalho ora apresentado é resultado de uma pesquisa documental, em que o livro didático foi tomado como fonte para a realização de uma análise de conteúdo.O objetivo foi investigar a representação da mulher no livro didático público de História do estado do Paraná. A pesquisa justifica-se pela importância de se discutir a história das mulheres na história da humanidade, bem como compreender a representação da identidade feminina construída no livro didático, que se configura em um instrumento metodológico importante no ensino de história no ambiente escolar. Apresenta-se o conceito de gênero, identidade e representação e problematizamos o livro didático enquanto instrumento ideológico e cultural bem como a presença da mulher na historiografia. No capítulo final é contemplada uma análise dos conteúdos apresentados sobre a história das mulheres interpretados às luzes da representação da identidade feminina.
Abstract: The work presented here is the result of desk research, in which the textbook was used as a source for conducting a content analysis . The objective was to investigate the representation of women in public textbook history of the state of Paraná. The research is justified by the importance of discussing the history of women in the history of mankind, as well as understanding the representation of female identity constructed in the textbook, which sets up an important methodological tool in the teaching of history in schools. It presents the concept of gender, identity and representation and problematize the textbook as an ideological and cultural instrument and the presence of women in historiography. The final chapter is an analysis of the contemplated contents on the history of women interpreted the lights of the representation of female identity.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4496
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_113.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.