Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4498
Título: Uso de TICs no ensino de biologia: um olhar docente
Autor(es): Oliveira, Tatiara Torchetto
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Ensino audiovisual
Professores de biologia
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Audio-visual education
Biology teachers
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: OLIVEIRA, Tatiara Torchetto. Uso de TICs no ensino de biologia: um olhar docente. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A utilização de ferramentas audiovisuais contribui consideravelmente no ensino devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e grandes mudanças ocorridas na sociedade em relação a recursos facilitadores, afastando a ideia de o livro ser o único recurso pedagógico.O uso destes recursos na disciplina de Biologia proporciona aulas dinâmicas e interessantes, enriquecendo as atividades que são feitas na rotina escolar, e possibilitando a realidade do pensamento científico.Este trabalho sobre TICs no ensino de Biologia teve por objetivo analisar o uso destas ferramentas na prática pedagógica, tendo como exemplo o uso de TV, DVD, Vídeo, retroprojetor, projetor de slides ou Data-show e internet.Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Umuarama – PR, com quatro professores que lecionam no ensino médio, em que foi aplicado um questionário contendo perguntas que focavam desde a frequência do uso desses recursos e quais são utilizados, bem como a importância e influência na visão docente mediante a utilização dos TICs em relação aos alunos.Os resultados permitiram concluir que a aceitação por parte dos alunos é positiva e facilita a aprendizagem por meio de imagens a assimilação dos conteúdos, fazendo com que os alunos sejam capazes de compreender algumas áreas da Biologia que são mais difíceis de serem estudadas.
Abstract: The use of audiovisual tools largely contributes to teaching due to the development of new technologies and a number of changes in society concerning facilitations, despising the book as the major pedagogical resource. Their use in Biology teaching results in dynamic and interesting classes by enriching the class activities ensuring scientific thinking. Therefore, this paper on the use of ICT in Biology teaching assesses the use of such tools alongside pedagogical practice by means of using the TV, the DVD player, the VCR, the overhead projector, the slide projector, the data show projector and the Internet. A qualitative field research carried out at the in a school in the private network in the city of Umuarama – PR, with four high-school teachers answering a questionnaire on the frequency of their use of such resources and the ones used, as well as the importance and influence of the teacher´s perspective on the use of ICT regarding the students. Results led to conclude that the students´ approval is positive and learning the syllabus through images is facilitated enabling students to understand more complex aspects of Biology.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4498
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_128.pdf343,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.