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Título: A educação ambiental nos currículos: dificuldades e desafios
Autor(es): Demizu, Fabiana Silva Botta
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Currículos
Environmental education
Interdisciplinary approach in education
Education - Curricula
Data do documento: 11-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: DEMIZU, Fabiana Silva Botta. A educação ambiental nos currículos: dificuldades e desafios. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A formação em educação ambiental pode se tornar uma das mais relevantes ferramentas para a mudança de comportamento da população para desenvolver uma cultura de sustentabilidade, sendo a escola como construtora do futuro, e os alunos os melhores atores para a aplicação dessa pedagogia. Esse processo educativo deve considerar a importância do saber ambiental estruturado em valores éticos, nas políticas de convívio social e na justa distribuição de benefícios e prejuízos causados a natureza. Os parâmetros curriculares nacionais contemplam a educação ambiental como matéria interdisciplinar às demais, porém na observação do cotidiano da vida escolar versifica-se que não há a necessária disponibilidade de tempo para a aprendizagem dessa temática. A partir do levantamento bibliográfico analisou-se que os autores especializados no tema reforçam a necessidade de manter a educação ambiental como matéria interdisciplinar, mas pesquisas empíricas revelaram sérios empecilhos para sua implementação, decorrentes principalmente da organização curricular, da falta de preparo dos professores entre outros.
Abstract: Training in environmental education can become one of the most important tools to change the behavior of the population to develop a culture of sustainability, and the school as a builder of the future, and students the best actors for the implementation of this pedagogy. This educational process should consider the importance of environmental knowledge structured in ethical values, policies for social interaction and the fair distribution of benefits and losses caused to nature. The national curriculum include environmental education as an interdisciplinary field to the other, but the observation of everyday school life versifica that there is the necessary time available for learning this subject. From the literature analyzed the pertinent literature on the subject reinforce the need to maintain environmental education as interdisciplinary subject, but empirical research revealed serious obstacles to its implementation, mainly due to the organization of the curriculum, the lack of preparation of teachers and other.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4501
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