Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4529
Título: Gestão da área de proteção ambiental da captação de água no município de Paranavaí
Autor(es): Barizão, Davi Antonio Oliveira
Orientador(es): Orssatto, Fabio
Palavras-chave: Proteção ambiental
Água - Captação
Água - Conservação
Environmental protection
Water, harvesting
Water conservation
Data do documento: 4-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: BARIZÃO, Davi Antonio Oliveira. Gestão da área de proteção ambiental da captação de água no município de Paranavaí. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática discutir e apresentar dados a respeito das Áreas de Proteção Ambiental (APA´s) de captação de água para o abastecimento da população. No desenvolvimento do projeto foi pesquisado e realizado o levantamento da APA do ribeirão Araras, o qual é realizada a captação de água para o tratamento e distribuição no município de Paranavaí/PR. A água é um recurso natural essencial para o ser humano e todas as formas de vida, sendo parte predominante na constituição dos seres vivos e do planeta, a sua proteção é respaldada pela Legislação Brasileira, porém, a falta de fiscalização e de monitoramento da emissão de efluentes, resíduos e esgotos pode comprometer a disponibilidade de agua para as futuras gerações. Sendo, assim, o poder público tem a obrigação de fiscalizar e de orientar a população e os cidadãos quanto a importância da preservação e conservação deste bem natural que é considerado como finito e não disponível para a produção.
Abstract: This work was themed discuss and present data regarding the Environmental Protection Areas (APA's) water catchment for supplying the population. In developing the project was researched and conducted a survey of the creek APA Macaws, which is held for the abstraction of water treatment and distribution in the municipality from Paraná/PR.A Water is an essential natural resource for humans and all life forms being predominant part in the creation of living beings and the planet , its protection is backed by Brazilian legislation , however, the lack of supervision and monitoring of effluent emissions , waste and sewage can compromise the availability of water for future generations. As well, the government has the obligation to monitor and guide the population and citizens about them importance of preservation and conservation of this natural asset that is considered as finite and not available for production.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4529
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_2014_2_28.pdf14,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.