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Título: Percepção e prática educativa ambiental de alunos do ensino fundamental II de uma escola da área rural do município de Itá - SC
Autor(es): Valmorbida, Francieli Dalle Laste
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
Teaching - Methodology
Sustainable development
Environmental education
Data do documento: 7-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: VALMORBIDA, Francieli Dalle Laste. Percepção e prática educativa ambiental de alunos do ensino fundamental II de uma escola da área rural do município de Itá - SC. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A educação ambiental tem como princípio a transformação social, a fim de poder pensar, viver e sustentar um mundo melhor. Deve gerar mudanças na qualidade de vida e mais consciência na conduta pessoal, para que desta forma haja harmonia entre os seres humanos e destes com outras formas de vida existentes. É um tema que deve ser trabalhado de forma interdisciplinar nas escolas, de forma permanentemente, para que através da aprendizagem constituam-se cidadãos conscientizados e preocupados com a sociedade. A presente pesquisa objetivou verificar a percepção e práticas educativas ambientais dos alunos do Ensino Fundamental II de uma escola rural do município de Itá - Sc. Através de um questionário com 25 perguntas mistas, atingiu-se 100% dos alunos, ou seja, 46 alunos. De acordo com a análise dos dados, os estudantes envolvidos na pesquisa apresentam uma boa percepção ambiental além de possuírem em nível geral amplo conhecimento sobre meio ambiente e temas relacionados a ele. No entanto, acredita-se que haja a necessidade de implantar projetos contínuos na escola, a fim de facilitar a aprendizagem e consequentemente trazer benefícios a todos os seres que fazem parte do ecossistema.
Abstract: Environmental education has the principle of social transformation, in order to think, live and sustain a better world. Should generate changes in quality of life and more awareness in personal conduct, so this way there is harmony between humans and those with other ways of life. It is an issue that should be worked in an interdisciplinary way in schools, so permanently, so that through learning should be constituted aware and concerned citizens to society. The present study aimed at evaluating the environmental awareness and educational practices of elementary school students II of a rural school in the municipality of Itá - SC. Through a questionnaire with 25 questions mixed, hit up 100 % of the students, ie 46. According to the data analysis, students involved in research have good environmental perception in addition to possessing broad general knowledge level about the environment and issues related to it. However, it is believed that there is a continuous need to deploy to school projects, in order to facilitate learning and therefore benefit all things that are part of the ecosystem.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4549
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